Achatamento da curva de contaminação

Mestre em Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas (FIOCRUZ, 2011)
Graduada em Biologia (UGF-RJ, 1993)

Em dezembro de 2019 começaram a surgir, na cidade de Wuhan, na China, casos de uma doença respiratória ainda desconhecida. Depois de alguns estudos, o novo agente patogênico foi identificado como SARS-CoV-2, pois, tinha semelhança com o vírus causador da SARS (Síndrome Respiratória Aguda Grave). A doença foi chamada de Covid-19, ou doença do novo coronavírus. A transmissão da doença ocorre através da disseminação de secreções de indivíduos contaminados. Pode ocorrer também a transmissão através do toque em locais contaminados com o vírus. Os sintomas são muito diversos, mas dentre eles estão tosse, dificuldade de respirar, febre, cansaço. Existem muitos indivíduos que não apresentam os sintomas, mas estão com o vírus ativo no organismo. Quando há perda de olfato e paladar, que são sintomas específicos da doença, deve-se procurar atendimento médico para descartar ou não a enfermidade.

Curva epidêmica da COVID-19

Epidemiologia é um ramo da medicina que estuda a distribuição dos fenômenos de saúde, doença e seus fatores determinantes. Em epidemiologia, uma curva epidêmica é um gráfico que representa a progressão da doença. Mostra em um determinado intervalo de tempo o número de casos de determinada enfermidade. Pode-se observar a evolução inicial da doença, para que possam ser feitas ações em saúde pública, como reserva de leitos e compra de insumos.

O achatamento da curva epidêmica evita que o sistema de saúde colapse, ou seja, que não sobrem vagas em hospitais para tratamento dos casos graves de infecção. Ilustração: KenshiDesign / Shutterstock.com

Quando a curva é muito acentuada, significa que muitos indivíduos estão se contaminando em um pequeno intervalo de tempo. Uma curva menos acentuada, contudo, significa o contrário, que poucos indivíduos estão contraindo a doença em um intervalo de tempo maior, sem a ocorrência de picos. Com o início da pandemia da Covid-19, muito tem se falado sobre a necessidade do achatamento da curva epidêmica (ou curva de contaminação).

Achatar a curva da Covid-19 significa diminuir o número de casos simultâneos no mesmo intervalo de tempo. Isso é importante, pois, se o número de casos simultâneos for menor, vidas serão salvas. Caso contrário, caso haja uma explosão de casos, os hospitais não suportarão a demanda maior por leitos, insumos e vidas serão perdidas. Uma grande parte dos doentes acometidos por Covid-19 melhora por conta própria, mas uma pequena parcela necessita de cuidados em leitos de unidades de terapia intensiva (UTI) e ventilação mecânica.

A hospitalização de pacientes em UTI costuma durar de 10 a 15 dias, tempo esse que os leitos ficam ocupados e não podem ser disponibilizados para outros doentes, mesmo que estejam mais graves. Por isso é muito importante que a curva epidêmica da Covid-19 seja achatada, para que os novos casos surjam de maneira mais lenta, havendo tempo hábil para a liberação de leitos, com consequente redução do número de mortes.

Por ser um vírus novo, não existe medicamento combatê-lo. Portanto, deve-se manter o isolamento social e o distanciamento para que haja menor possibilidade de um indivíduo infectado transmitir o vírus. Deve-se também lavar as mãos com água e sabão e quando for preciso sair de casa para trabalhar ou suprir as necessidades básicas, usar máscara e passar álcool gel (70%) nas mãos.

Para que a curva de contaminação seja “achatada”, faz-se necessário a adesão de todos ao distanciamento social para que o vírus não circule, menos indivíduos fiquem doentes, não sobrecarregando o sistema de saúde e salvando muitas vidas.

Bibliografia:

A importância da curva epidêmica para conter o avanço do coronavírus. https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/03/20/a-importancia-da-curva-epidemica-para-conter-o-avanco-do-coronavirus.htm Acessado em 17/11/2020.

Epidemiologia. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Epidemiologia Acessado em: 17/11/2020.

O que significa ‘achatar a curva’? Disponível em: - https://sharecare.com.br/covid19/o-que-significa-achatar-a-curva/ Acessado em 17/11/2020.

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Arquivado em: Saúde