Dexametasona e o Coronavirus

Por Claudia de Carvalho Falci Bezerra

Mestre em Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas (FIOCRUZ, 2011)
Graduada em Biologia (UGF-RJ, 1993)

Categorias: Farmacologia, Saúde
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

O medicamento dexametasona é uma versão sintética dos hormônios produzidos pelas glândulas suprarrenais, que se localizam perto dos rins. Pertence à classe dos corticosteroides (também conhecidos como corticoides ou esteroides). É um anti-inflamatório e em doses altas, atua como imunossupressor (reduz a defesa orgânica do organismo). É utilizado para tratamento de doenças reumatológicas, distúrbios na pele, problemas oculares, glandulares, pulmonares, gastrointestinais, neurológicos, transplantes e tumores. O medicamento impede a liberação de substâncias que irão produzir respostas imunológicas e alérgicas, controlando assim o excesso de inflamação. O remédio atua reduzindo a circulação dos glóbulos brancos (leucócitos - relacionados às defesas do organismo). Depois é metabolizando pelo fígado e excretado pela via renal. É encontrado em várias apresentações e o seu efeito no organismo inicia a partir de 10 minutos dependendo da apresentação e da dose utilizada.

Coronavírus

Cientificamente conhecido como SARS-CoV-2, é a agente causador da covid-19, também conhecida como a doença do novo coronavírus. O primeiro caso oficial de covid-19 foi um paciente hospitalizado em 12 de dezembro de 2019 em Wuhan, China.

A doença então, se espalhou rapidamente por todo o mundo o que fez a Organização Mundial de Saúde decretar a doença como sendo uma pandemia. Vários países decretaram medidas sanitárias de restrição de circulação (lockdown), uso obrigatório de máscaras e desinfecção das mãos e objetos com álcool (70%). O sintoma usual é a febre, seguido de tosse seca, cansaço, coriza, dor de garganta, lembrando em muitos aspectos um simples resfriado. Nem todos os pacientes infectados pelo vírus apresentam sintomas e desenvolvem a doença.

A transmissão ocorre através da dispersão das secreções de indivíduos contaminados e ocorre também por contato com superfícies e materiais infectados com o vírus. A forma de prevenção à doença inclui uso de máscaras, distanciamento social e utilização de álcool gel para assepsia das mãos e superfícies.

Dexametasona e o coronavirus

Existem evidências para a utilização da dexametasona como recurso terapêutico de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAGs), que é uma infecção aguda no trato respiratório e que demanda intervenção imediata. Estudos revelaram que a dexametasona é um importante aliado na terapêutica de pacientes graves com COVID-19.

O medicamento é recomendado para os pacientes de COVID-19 que estão em ventilação mecânica ou que necessitam de oxigênio fora da UTI. Em pacientes graves, o coronavírus desencadeia uma forte reação inflamatória que se não for controlada, pode levar o indivíduo a óbito. A dexametasona atua combatendo a inflamação, e aumentando a sobrevida destes pacientes. Ela não atua combatendo o vírus diretamente.

Um estudo publicado no Reino Unido indicou que o medicamento reduziu o risco de morte em 1/3 para pacientes que precisavam a utilizar ventilação mecânica. Em pacientes que só necessitavam de oxigênio, o risco de morte diminuiu em 1/5. Os pacientes recebiam a medicação via oral ou endovenosa. Em pacientes com casos mais leves da doença, que fizeram uso da dexametasona, houve aumento no número de mortes. Em casos mais leves, a dexametasona não é indicada.

Existem alguns efeitos colaterais que devem ser observados: em pacientes hipertensos ou diabéticos, o medicamento pode descompensar a pressão arterial e a insulina. Causa também retenção de líquidos em pacientes que fazem uso prolongado do medicamento.

Este medicamento não é a cura para a doença, mas uma ajuda valiosa para pacientes graves que não teriam condições de sobreviver. Nenhum medicamento deve ser tomado sem orientação médica, caso contrário poderá trazer graves prejuízos à saúde.

Bibliografia:

Dexametasona na Covid-19: Por que ela é a aposta para salvar vidas? Disponível em: https://www.sanarmed.com/por-que-a-dexametasona-e-aposta-para-salvar-vidas-da-covid-19 Acessado em: 09/11/2020.

Coronavírus: o que é a dexametasona e por que não pode ser tomada sem indicação médica. Disponível em: https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/bbc/2020/06/18/interna_internacional,1157496/coronavirus-o-que-e-a-dexametasona-e-por-que-nao-pode-ser-tomada-sem.shtml Acessado em 09/11/2020.

Pesquisadores de Oxford dizem que a dexametasona diminui risco de morte em pacientes de covid-19. https://setorsaude.com.br/pesquisadores-oxford-dizem-que-o-dexametasona-reduz-mortes-em-pacientes-graves-de-covid-19/ Acessado em 11/11/2020.

Potente e rápida, dexametasona combate inflamação, mas requer uso cauteloso. Disponível em: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/05/26/potente-e-rapida-a-dexametasona-combate-inflamacao-mas-requer-cautela.htm Acessado em: 09/11/2020.

Uso e efeitos colaterais da dexametaosna no tratamento da covid-19. Disponível em: http://saudedebate.com.br/noticias/uso-e-efeitos-colaterais-da-dexametasona-no-tratamento-da-covid-19 Acessado em 09/11/2020.

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!