Íngua

Graduada em Ciências Biológicas (Unifesp, 2013)

Íngua é o nome popular para adenite, termo generalista para designa inflamação de um linfonodo ou uma glândula. Podem ser do tipo: adenite cervical, linfadenite, adenite mesentérica, adenite sebácea ou adenite tuberculosa, dependendo do local onde a inflamação acomete.

Quando o sistema é infectado, algumas células expandem suas colônias (clones) e processos inflamatórios são aumentados. É bastante comum que devido a estes dois processos, os linfonodos e certas glândulas inchem, formando nódulos. No entanto quando a consistência, o número ou o tamanho destes nódulos tornam-se anormais, têm-se as adenites. A etiologia das adenites pode ser tanto infecciosa (bacterianas, virais ou fúngicas), como em decorrência do uso de drogas (como fenitínas), bem como indicar metástase e hemopatias benignas ou malignas, sendo esta última do tipo leucemias ou linfomas.

Como visto anteriormente, são classificadas de acordo com o local onde se desenvolvem (pescoço, abdômen, axila). Apesar dos nódulos nas axilas, pescoço e virilhas serem os mais comuns, podem acometer qualquer região do corpo.

Este inchaço pode causar dores ou não, e geralmente são percebidos quando têm tamanhos de serem apalpados. Alguns exames podem ser feitos como hemograma, exames sorológicos e reumatológicos, bem como ultrassonografias, tomografias, ressonâncias e raio-x. Outros fatores levados em conta para o diagnóstico são o tempo de aumento, a localização a consistência e os sintomas associados (podendo ser desde febre e emagrecimento a distúrbios de coagulação, hepatomegalia ou esplenomegalia). Em alguns casos, quando há indicações de severidade, uma biopsia pode ser necessária.

É comum que as ínguas desapareçam sozinhas após certo tempo, entre 3 e 30 dias, geralmente quando a causa (no caso de infecção) é tratada. Caso haja persistência é necessário consultar um médico.

O tratamento pode variar dependendo da causa da adenopatia e da região, quando não são resolvidas naturalmente.

Referências:

<http://natural.enternauta.com.br/doencas/o-que-e-ingua-quais-os-sintomas-como-tratar/ > acessado em 05/11/17

"Adenitis" at Dorland's Medical Dictionary

GOLDMAN,Dennis Ausiello Lee. Cecil Tratado de Medicina Interna - 22°ed.2005

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.