Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT)

Atualmente, pouco se sabe sobre o VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado). A tecnologia já foi desenvolvida e está, cada dia mais, sendo aprimorada. Porém, a grande questão sobre estes veículos é sobre a sua maneira de utilização e de que forma eles poderão ser úteis para a sociedade.

Ao contrário dos aviões e helicópteros tradicionais, os VANTs são controlados de forma autônoma por computadores inseridos na parte interna dos veículos. Além disso, podem ser controlados por pilotos em terra ou em outros transportes, que darão as coordenadas para os VANTs por meio de controle remoto.

A primeira utilização dos VANTs foi na área militar. Em 2000, foram utilizados pelas forças de defesa dos Estados Unidos para auxiliar em missões militares. Com sua tecnologia recebendo elogios no mundo todo, dois anos depois, os EUA, por meio de sua Administração Federal de Aviação (Federal Aviation Administration - FAA), aprovaram uma lei que autorizou este tipo de veículo a ser utilizado para vários empreendimentos comerciais.

Além da revolução que podem causar no sistema de transportes nos próximos anos, os VANTs estão sendo alvo de investimentos de diversos empreendedores. Um exemplo da confiança que o mercado tem nestes veículos é a iniciativa de Bill Gates, que promoveu uma competição entre desenvolvedores. Neste projeto, diversas equipes estão trabalhando para criar um VANT que seja capaz de distribuir vacinas pelos EUA após serem acionados por profissionais do sistema de saúde via aparelhos celulares, chegando rapidamente em locais de difícil acesso com os medicamentos.

Uma das questões polêmicas que envolveram os VANTs é a sua utilização bélica. Especialistas criticam o uso destes veículos como armas, pois podem iniciar um processo de mecanização e aumento das mortes em guerras, além de eliminarem o fator humano e, por consequência, o senso de responsabilidade. Outro assunto em que são contestados é a privacidade. Qual seria o limite para essas máquinas serem utilizadas como espiões ou interferirem no cotidiano das pessoas?

Apesar das críticas, as diversas áreas em que os VANTs serão utilizados podem trazer uma melhora significativa para alguns setores sociais. Podendo ser controlados de várias formas, que vão de sensores biológicos a eletromagnéticos, os veículos podem aprimorar o sistema de telecomunicações, previsão do tempo, monitoramento marítimo e construção e infraestrutura em terra. Além disso, podem ser utilizados como uma ferramenta governamental para prevenir incêndios em florestas e espalhar pesticidas em grandes áreas, controlando a infestação por insetos e ervas daninhas.

Fontes:
http://online.wsj.com/article/SB10001424127887324461604578189331326932270.html
http://www.businessinsider.com/infographic-domestic-drone-use-2013-1
http://diydrones.com/profiles/blogs/examples-of-non-military-non-police-use-of-drones-please-add-your
http://diydrones.com/profiles/blogs/bill-gates-wants-to-use-drones-to-deliver-vaccines

Arquivado em: Tecnologia