Acetileno

Por Júlio César Lima Lira
O acetileno (C2H2 - Massa Molecular igual a 26 u) é um Alcino (grupo orgânico de hidrocarbonetos caracterizado pela presença de pelo menos uma ligação tripla entre átomos de Carbono). Por ser constituído de apenas 2 átomos de Carbono e 2 átomos de Hidrogênio é muito leve. Em contato com o ar atmosférico, tende a subir por ser menos denso que este. É incolor, e quase sempre apresenta odor desagradável por conter impurezas.

Fórmula estrutural plana do Acetileno

Por ser um Alcino, é muito instável (por causa das ligações triplas) e se decompõe facilmente se submetido a pequenas compressões, liberando certa quantidade de energia. É também um gás muito combustível, cuja queima de 1 mol libera mais de 2600 KJ de energia.

Síntese do Acetileno

O acetileno é obtido pela reação de carbeto de cálcio (ou carbureto de cálcio) e água. Observe abaixo as reações por etapas:

  1. CaCO3(s) -> CaO(s) + CO2(g)
  2. CaO(s) + 3C(s) -> CaC2(s) + CO(g)
  3. CaC2(s) + 2H2O(l) -> Ca(OH)2(aq) + C2H2(g)

Inicialmente, o calcário (carbonato de cálcio) é decomposto a mais de 1200°C em óxido de cálcio (cal) e dióxido de carbono. Em seguida, o óxido de cálcio reage a 2200°C com carvão, gerando carbeto de cálcio (ou carbureto de cálcio) e monóxido de carbono.

Logo em seguida, o carbeto de cálcio reage com água líquida (portanto, a temperaturas mais amenas) formando hidróxido de cálcio e acetileno gasoso.

Aplicações

O acetileno é condicionado em cilindros metálicos de alta pressão em solução líquida de acetona, dado o seu alto poder de detonação. Por isso é muito utilizado na produção de explosivos.

Mas também se pode utilizar o acetileno para a fabricação de solventes orgânicos industriais, plásticos de borracha sintética; ou ainda participar das reações de formação do ácido acético e álcool etílico.

Riscos e Cuidados

O acetileno é um gás asfixiante com grande grau de inflamabilidade (grau 4: maior da escala), porém não é tão nocivo ao organismo humano se exposto à níveis moderados. O maior risco do acetileno é a sua capacidade de deslocar massas de ar, e consequentemente, oxigênio atmosférico.

É muito reativo com halogênios, oxigênio, cobre, mercúrio e prata. Por isso deve ser mantido longe dessas substâncias; e seu transporte deve sempre ser feito em automóveis abertos em cilindro apropriados.

Fontes:
http://www.higieneocupacional.com.br/download/acetileno-aga.pdf (Visualização em 21/03/2010)
http://www.ibg.com.br/acetileno.htm (acesso em 21/03/2010)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Acetileno (acesso em 21/03/2010)