Onívoros

Quando pensamos em animais, uma das poucas certezas que podemos ter é que ou eles são carnívoros, herbívoros ou onívoros. Diferente das pessoas, qualquer que sejam os animais (com exceção dos criados em cativeiros), eles não terão a oportunidade de escolherem o que querem comer no decorrer da vida. Os animais seguem os ensinamentos de seus antecessores, seguem seus instintos e necessidades. Ao longo dos milhares de anos enquanto evoluíam, o organismo desses animais, assim como o nosso, se adaptou para que um hábito alimentar fosse aprimorado e definido, seja o formato e Ph do estômago, sejam as garras, sejam os dentes, a velocidade, toda evolução surgiu por acaso ou foi fruto de um longo período de adaptação desses animais.

Algumas características de animais onívoros:

  • Dentes afiados para rasgar a presa.
  • Dentes molares grandes para mastigar plantas.
  • Maleabilidade nas patas: facilita segurar plantas ou ajuda durante a caça.

O que caracteriza uma espécie onívora?

Os animais onívoros são os que mantém uma dieta que conta com animais e vegetais. Como já dito, por qualquer que tenha sido o motivo evolutivo, os animais onívoros se adaptaram a consumir tanto carne quanto plantas, e pensando apenas em opções variadas de alimento, esses animais estão melhores adaptados, em alguma situação extrema eles terão mais opções.

Os animais onívoros possuem grande variedade de espécies, entre eles estão:

Morcego, raposa, lobo-guará, jabuti, tartaruga, rato, gaivota, avestruz, o ser humano também e muitos outros.

Há ainda uma questão que parece não ter uma resposta definida sobre os animais onívoros. Os cães e os gatos são carnívoros ou onívoros? Tanto carnívoros quanto onívoros, são essas as respostas que encontramos sobre a questão. O fato é que o cão e o gato são caçadores por natureza, predadores natos, possuem sentidos aguçados para caçarem, mas ambos podem ter plantas e frutos adicionadas á suas respectivas dietas. Mas a discussão vai além, será que cães e gatos conseguiriam sobreviver mantendo apenas hábitos que um animal herbívoro manteria? Sabe-se com certeza os gatos não podem ser tratados exclusivamente como animais herbívoros, isso traria sérios problemas de saúde para o animal, mas em compensação, para alguns veterinários e pesquisadores os cães talvez possam ser tratados como animais herbívoros, inclusive existem casos registrados de cachorros herbívoros que viveram tanto quanto os cachorros carnívoros ou onívoros.

Como visto, os animais onívoros tendem a ser predadores, porém é possível encontrar representantes de animais onívoros em todos os níveis tróficos da cadeia alimentar.

Referências bibliográficas:

http://www.ecycle.com.br/component/content/article/67/2670-cachorro-pode-ser-vegetariano-vegetarianismo-vegano-possibilidade-questao-caes-gatos-questoes-eticas-fisicas-riscos-dicas-como-decidir-duvidas-alimentares.html

https://en.wikipedia.org/wiki/Omnivore

http://www.saburchill.com/chapters/chap0006.html

http://nationalgeographic.org/encyclopedia/omnivore/

http://www.biology-online.org/articles/humans-omnivores.html

O PAPEL DA ONIVORIA NA DINÂMICA DAS CADEIAS ALIMENTARES. José Luiz Attayde , Michel Iskin & Luciana Carneiro. Depto de Botânica, Ecologia e Zoologia, Natal, RN. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Biociências.

Arquivado em: Ecologia