Commodities

Por Fernando Rebouças
No idioma inglês, commodities significa mercadoria,  sendo um termo de referência de produtos de base em estado bruto, considerado “matéria-prima”. Além do nível de matéria-prima, é aquele produto que apresenta grau mínimo de industrialização.

Em geral, as commodities são produzidas em grandes quantidades por vários produtores. São produtos “in natura” provenientes de cultivo ou de extração.  Por serem mercadorias de nível primário, propensas à transformação em etapas de produção, apresentam nível de negociação global.

São suscetíveis a oscilações nas cotações de mercado, em virtude de perdas e ganhos nos fluxos financeiros no mundo. São negociadas no mercado físico, seja para exportação ou no mercado interno, e nos mercados derivativos das Bolsas de Valores e contratos futuros.

commodities

Não apresentam diferenciação por  não possuírem valor agregado,  marca de referência ou serviço que as diferenciem. No Brasil, representam grande riqueza de exportação, e no mercado global  atual,  exportar commodities não é mais uma ação de país subdesenvolvido, sendo uma atividade presente em diversos países independente de seu nível de desenvolvimento; por outro lado, a queda nas exportações de commodities causa uma retração no PIB de um país.

Na lista dos dez maiores exportadores deste tipo de produto, o Brasil está em terceiro lugar, atrás dos EUA  e União Europeia.  Segundo a Funcex ( Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior), as principais commodities exportadas pelo Brasil, são minérios de ferro, petróleo bruto, carne de frango, café em grão, carne bovina, soja e milho.

Os principais tipos de commodities são:

  • Agrícola. Ex. café, trigo, soja;
  • Recursos pesqueiros. Ex. peixes, lulas, crustáceos, ostras;
  • Mineral. Ex. ouro; petróleo.
  • Financeira. Ex. dólar, euro; real
  • Ambiental. Ex. água, créditos de carbono
  • Recursos energéticos. Ex. energia eléctrica
  • Química. Ex. ácido sulfúrico, sulfato de sódio

Fontes:
http://www.tribunaimpressa.com.br/Conteudo/As--commodities--sao-muito-importantes-para-o-Brasil,3114,3121
http://pt.wikipedia.org/wiki/Commodity
http://www.mundodomarketing.com.br/11,9707,suvinil-investe-na-diferenciacao-de-seu-produto.htm
http://carteiradeinvestimento.wordpress.com/2008/10/22/com-queda-de-commodities-fmi-preve-reducao-no-crescimento-do-pib-da-america-latina/