Exercícios Aeróbicos

Por Anna Adami
O termo Aeróbico se refere ao uso de oxigênio, durante a produção de energia no músculo. Os Exercícios Aeróbicos são as atividades que envolvem múltiplos grupos musculares, de forma ritmada, contínua e por um longo período de tempo. Esta modalidade de exercício proporciona benefícios a saúde, pois melhora a qualidade de vida e reduz a probabilidade de doenças.

As modalidades deste tipo de atividade são a Caminhada, Natação, Ciclismo, Patinação, Dança, Corrida e outros exercícios realizados em intensidade moderada, porém com a freqüência cardíaca acima do nível mínimo, que seja de acordo com a capacidade de cada pessoa.

Ao realizar o Exercício Aeróbico, o oxigênio tem a função de transformar e eliminar, glicose e gordura, gerando o composto adenosina trifosfato, que é basicamente o que fornece energia para as células. O funcionamento químico do organismo durante a atividade aeróbica é a seguinte: nos primeiros segundos, o organismo faz a quebra da molécula armazenadora de energia, denominada ATP (Trifosfato de adenosina), para transformá-la em glicose, que gera o ácido pirúvico, capaz de entrar na estrutura da célula muscular e produzir a enzima Aacetil-coA, que em reação com o oxigênio produz mais ATP. A partir deste processo, as moléculas de gordura começam a ser metabolizadas no lugar da glicose, para produzir mais energia aos músculos.

Os Exercícios Aeróbicos proporcionam inúmeros benefícios a saúde, como: aumento do metabolismo, aumenta as enzimas que oxidam a gordura, mantém o músculo ativo, fortalecimento dos músculos do corpo todo, tonifica a musculatura, melhora a circulação sanguínea e aumenta a quantidade de células vermelhas no sangue, aumenta o fluxo sanguíneo nos músculos e aumento de energia muscular.

Pesquisas indicam que se praticado com regularidade e sempre com o acompanhamento de um profissional da saúde, e depois de realizado um check up médico, os exercícios aeróbicos reduzem o risco de doenças cardiovasculares, auxiliam na eliminação do colesterol, reduz o risco de osteoporose e ainda proporcionam qualidade de vida aos praticantes.

Este tipo de atividade é a mais indicada aos que necessitam perder peso, pois para cada quilo de músculo, são necessárias de 110 a 220 calorias para sua sustentação, e o exercício aeróbico faz com que a gordura armazenada nos músculos seja eliminada. Porém é normal que ao praticar os exercícios aeróbicos, a massa muscular aumente e o peso continue o mesmo, no entanto a gordura estará em processo de eliminação e o corpo perderá a chamada massa gorda para ganhar a massa magra.

Fontes:
http://www.corposaudavel.com.br/atividade-fisica/130-exercicios-aerobicos
http://www.copacabanarunners.net/aerobicos.html