Cloro

Por Luiz Ricardo dos Santos
O halogênio cloro nas CNTP é um gás amarelo esverdeado, Cl2, com odor característico acre e irritante, é venenoso e corrosivo podendo causar a morte se inalado por período prolongado - motivo esse que levou a utilização deste como arma química durante a 2ª guerra mundial. É obtido pelo processo de eletrólise do cloreto de sódio fundido na fabricação de hidróxido de sódio, a partir da água do mar e seu ponto de ebulição é de -33,97°C.

É utilizado na fabricação de produtos para tratamento de água, e na fabricação do ácido clorídrico, principalmente. Está localizado na família VIIA da tabela periódica, sua massa atômica é 35,5 u, possui número atômico 17, e configuração eletrônica 1s², 2s², 2p6,3s²,3p5, e o símbolo é Cl. Um dos elementos químicos que tem maior importância industrial por ter ampla utilização em diversos segmentos, é envazado em cilindros de aço altamente resistentes, sob pressão.

Gás Cloro

No século XVIII o químico sueco Carl Wilhelm Scheele, descobriu o cloro por meio do tratamento do dióxido de manganês com ácido clorídrico, quando ao observar que desprendeu-se um gás durante reação , mas foi no ano de 1910 quando o químico britânico Davy, provou que este se tratava de um elemento químico, quando de sua pesquisa da composição de uma amostra de ácido clorídrico oriunda dos líquidos estomacais.

Informações importantes sobre o Cloro

A alta reatividade do cloro não permite que ele seja encontrado na natureza em estado elementar, porém é encontrado na forma de cloretos (o mais comum é o NaCl), cloratos, percloratos, cloritos e hipocloritos além de estar ligado covalentemente a outros não metais, além de estar ligado a compostos orgânicos formando haletos.

Um aspecto muito curioso é que a grande maioria das pessoas tem o hábito de classificar as soluções de hipoclorito de sódio como cloro, mas isto é uma inverdade, pois a água sanitária, o “cloro” de piscina e o C “cloro”(Hipoclorito de Sódio), são apenas compostos, os quais apresentam em sua composição o elemento cloro.

Alguns compostos do cloro:

Inorgânicos:

CCl4, NaCl, KClO4, NaClO, LiClO3 e Cl2.

Orgânicos ou Haletos Orgânicos:

CH3Cl, CH3CH2Cl, CH3CH2CH2Cl.

Leia também:

Bibliografia:
http://www.uclm.es/profesorado/afantinolo/Docencia/Inorgânica/Tema6/cloro.jpg
http://www.panamericana.com.br/panamericana/uploads///fispqs/HG/FISPQ_CLORO.pdf
Russel, J. B. Química geral. São Paulo: Makron Books, 2004.