Romênia

Localizada na parte Oriental da Europa, a Romênia é um país que faz limite com a Ucrânia, mar Negro, República da Moldávia, Bulgária, Hungria e Sérvia. A capital do país é Bucareste, considerada também a maior cidade e fica localizada no sudeste do país às margens do Rio Dâmboviţa, que possui 286 km de extensão.

O território romeno  é o nono maior em extensão da União Europeia (UE) e tem a sétima maior população. Desde o ano de 2007 o país faz parte da EU e, em 2004, tornou-se um dos membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

A maioria das fronteiras romenas com a Bulgária e a Sérvia seguem o percurso do rio Danúbio, que deságua no mar Negro formando o Delta do Danúbio em conjunto com o rio Prut, que tem limite com a República da Moldávia. Em sua parcela Ocidental, o país é dominado pelos montes Cárpatos, a segunda cadeia mais longa de montanhas da Europa que ainda passa por República Checa, Eslováquia e Polônia e tem picos de até 2.700 metros. O pico mais elevado é o Moldoveanu, com 2.744 metros. O país apresenta como maiores cidades, além de Bucareste, respectivamente, Braşov, Timişoara, Cluj-Napoca, Constanţa, Craiova, Iaşi, Brăila e Galaţi.

O sistema político romeno é o democrático e divide-se entre o Senado, com 137 políticos, e a Câmara dos Deputados, com 332 participantes. As eleições para escolher os membros das câmaras ocorrem de quatro em quatro anos. Nomeado pelo presidente, o primeiro-ministro dirige  e nomeia os membros do governo.

Culturalmente, um traço marcante da população romena é a frequente visitação a feiras, em sua maioria de artesanato. No país são encontrados inúmeros castelos com boa conservação. Estas são algumas das principais atrações turísticas durante o ano, sendo o Castelo de Bran o mais visitado. Neste castelo, de acordo com historiadores, viveram o Conde Drácula, que é o pai das lendas vampirescas, e Elisabeth Bathory.

A lenda do Drácula foi inspirada em um príncipe, Vlad Tepes, que governava uma região correspondente à atual Romênia. Ele nasceu em 1431 e, naquela época, o país dividia-se entre as culturas cristãs e muçulmanas. O príncipe era conhecido por tratar seus inimigos de forma perversa, com técnicas com o empalamento, na qual é inserida uma estaca no ânus, vagina, ou umbigo até a matar o torturado. O nome Drácula vem de Draculea, filho do Dragão.

Fontes:
http://www.consuladoromenia.com.br/
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq1001200711.htm
http://www.portalconsular.mre.gov.br/clientes/portalconsular/portalconsular/mundo/europa/romenia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bucareste
Mapa: http://touromania.50webs.com/info.html

Arquivado em: Europa