Hemocultura

Por Débora Carvalho Meldau
Hemocultura é um exame laboratorial que pesquisa microrganismos patogênicos no sangue por meio da utilização de meios de cultura específicos. Este é um exame auxiliar de grande relevância, uma vez que seu resultado projeta-se na terapêutica.

O exame deve ser solicitado em certos quadros infecciosos, como:

Para o exame devem ser colhidas duas amostras de hemoculturas, de regiões distintas do corpo. Esta deve ser realizada antes do início do tratamento com antibiótico, pois este inibe a multiplicação das bactérias e, de preferência, durante o pico febril, embora isso quase nunca seja possível.

Depois de 24h da colheita, é possível observar se há ou não a presença de bactérias. Caso haja, coloca-se o material em outros meios de cultura para identificar a espécie e, por conseguinte, realiza-se também um antibiograma, para identificar qual o antibiótico adequado para combater a bactéria em questão. Para o resultado final, são necessários cerca de 5 dias.

Dentre as bactérias mais comumente encontradas na corrente sanguínea estão o Staphylococcus sp., Streptococcus sp. e bacilos gram-negativos.

Fontes:
http://www.conhecersaude.com/exames-medicos/h/3242-hemocultura.html
http://www.hfcp.com.br/atualizacao_31_07/ccih.pdf
http://www.saude.sp.gov.br/resources/chs/diretoriadepartamento/ccih/protocolomedico/hemocultura__coleta_-_revisado_2008.pdf
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAA7n4AJ/hemocultura-tecnica-hemocultura
http://www.afip.com.br/Arquivos/Manuais_Exames/Manual%20Exames%20-%20Microbiologia%20AFIP%20-%202010/6.1%20Hemocultura.htm

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.