Pneumonia

Graduação em Biologia (CUFSA, 2010)
Especialização/MBA em Análises Clínicas (Uninove, 2012)

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição:


O termo pneumonia se aplica a diversas infecções pulmonares, sendo a maioria causada por bactérias. A pneumonia pode ser causada ainda por outros tipos de microrganismos como vírus e protozoários, no entanto, a maioria dos casos é por bactéria. Pode ainda ser causada pela inalação de produtos tóxicos. Trata-se de uma doença respiratória grave, com alta taxa de mortalidade, porém, é uma doença passível de prevenção.

A pneumonia pode acometer qualquer faixa etária, mas ocorre principalmente em crianças pequenas, idosos e pessoas com doenças crônicas, sendo muito perigosa em crianças menores de 5 anos e em idosos acima de 60 anos.

De acordo com a parte do trato respiratório afetada, a pneumonia recebe diferentes nomes, como por exemplo, pneumonia lobar, quando os lobos do pulmão são afetados e broncopneumonia quando os alvéolos pulmonares adjacentes aos brônquios são afetados

O tipo mais comum de pneumonia é causado por Streptococcus pneumoniae, chamada de pneumonia típica, ou pneumonia pneumocócica. Outros tipos de bactérias que causam a pneumonia incluem os Hemophilus, que atingem pacientes com comorbidades como câncer, diabetes, desnutrição e com histórico de alcoolismo, o Mycoplasma pneumoniae e a pneumonia por clamídia.

Streptococcus pneumoniae. Foto: CDC/Janice Carr

A pneumonia viral pode ocorrer em decorrência de uma complicação da gripe e de outras doenças como o sarampo e a varicela.

Por se tratar de uma doença respiratória, as principais portas de entrada para a infecção são a boca e nariz.

O S. pneumoniae também é comum em infecção como a otite média e a meningite. A pneumonia pneumocócica atinge os brônquios e os alvéolos.

Sintomas

Os sintomas podem surgir rapidamente e incluem febre alta, acima de 38 ºC, dificuldade de respirar, dor torácica, tosse, catarro, dores pelo corpo e mal-estar generalizado, confusão mental e prostração. A maioria dos sintomas podem ser encontrados em outras condições respiratórias, como na gripe, o que leva muitos pacientes a não procurar ajuda medica logo de início e pode levar a complicações. A duração dos sintomas auxilia na diferenciação da doença. Caso persistam por mais tempo que o tradicional para a gripe, procure o médico.

Diagnóstico

O diagnóstico é realizado a partir do exame físico do paciente, observando as queixas e sintomas e exames complementares de imagem como raio-X do tórax e exames laboratoriais.

Tratamento

O tratamento de pneumonia pode requerer a internação hospitalar, especialmente nos pacientes mais afetados, como os idosos e as crianças menores de 5 anos. No caso da doença causada por bactérias, faz-se o uso de antibióticos. Como a nossa boca é povoada por diversos microrganismos, torna-se difícil estabelecer exatamente qual agente patológico, por isso um grupo de antibióticos que consegue englobar diferentes tipos de bactérias é aplicado.

Quando a pneumonia é ocasionada por vírus, o tratamento é baseado no alivio dos sintomas com a administração de analgésicos para as dores e antitérmicos para a febre. Os sintomas costumam melhorar rapidamente nesses casos e medidas de suporte como descanso, ingestão de água e líquidos, boa alimentação, são necessárias. Em casos mais graves, causados por vírus, podem ser necessários remédios específicos para o combate dos mesmos, denominados antivirais.

Prevenção

A pneumonia é uma doença grave, mas pode ser tratada com eficiência e prevenida, sendo a melhor forma de o fazer, a vacinação, que contém as principais bactérias responsáveis pela infecção e a vacinação contra a gripe. A vacina é distribuída para a população em geral, mas com foco nos grupos de risco, crianças e idosos e pessoas imunocomprometidas. No inverno, os indivíduos são mais suspeiteis a doenças respiratórias. Evitar locais fechados também é uma medida e prevenção.

Lavar as mãos, beber bastante água, uma boa alimentação, de forma saudável, praticar atividades físicas e descanso são importantes para manter o sistema imunológico forte. Por se tratar de uma condição causada por diversos tipos de agentes etiológicos, manter o sistema imunológico forte é importante na prevenção. O tabagismo também é um aliado das doenças respiratórias e um fator de risco para o desenvolvimento das mesmas. Evitar locais públicos quando estiver doente é importante.

Fontes:

https://www.hospitalsiriolibanes.org.br/sua-saude/Paginas/pmeumonia-mitos-verdades.aspx

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/233_pneumonia.html

https://www.hospitalsaocamilosp.org.br/sua-saude-agradece/pneumonia-sintomas-diagn%C3%B3stico-e-tratamento

TORTORA, G.J., FUNKE, B.R., CASE, C.L. Microbiologia. -8. ed.-Porto Alegre: Artmed, 2005.

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: