Ameixa

Por Michele Borges
A ameixa é um dos poucos frutos que se apresenta em tão vasta variedade. É possível encontrar mais de duas mil qualidades desta fruta, com diversos tamanhos, formatos e cores. São classificadas em grupos chamados: Japonesa, Americana, Ornamental, Damson, Européia e Selvagem.

Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Rosales
Família: Rosaceae
Subfamília: Maloideae ou Spiraeoideae
Gênero: Prunus

Em sua maioria são redondas, mas existem também em formatos de coração e ovais. Sua pele pode ser de cor âmbar, roxa, vermelha, preto azulado, verde e amarela, e sua polpa pode ser laranja, rosa, verde ou amarela.

Essa variedade se dá pelo fato de ter diferentes origens. Acredita-se que a ameixa europeia foi descoberta próximo ao Mar Cáspio a cerca de dois mil anos. Na américa, foi trazido pelos peregrinos no século XVII.

De origem chinesa, a ameixa Japonesa foi cultivada e desenvolvida no em maior quantidade no Japão, lá é muito consumida salgada e em conserva, chamada de “umeboshi”.

Estados Unidos, China, Romenia e Russia, hoje são alguns dos maiores produtores do fruto. Na América do Sul, a Argentina e o Chile são os maiores produtores. No Brasil é cultivada na Bahia, Distrito Federal e Minas Gerais,e sua época é de Dezembro a Fevereiro.

Pertencente ao gênero Prunus, família Rosaceae, assim como a cereja, a amêndoa e o pêssego, frutos carnosos que tem a sua semente envolvida por uma casca dura,  a ameixa tem nutrientes importantes como ácido neoclerogenico e ácido clorogenico. São substâncias que tem ação antioxidante, fonte de estudos nos últimos anos.

Em uma universidade na Áustria, verificou-se que o nível de antioxidantes é maior quando a ameixa está madura, quase em ponto de decomposição. Com alto teor de vitaminca C, o fato de ajudar a absorção de ferro também é observada nesses estudos.

Com mais fibra que qualquer outro fruto, verdura ou legume, é grande fonte de vitamina A, B2 e potássio,e também, quando seca, contém alto poder laxativo.

Fontes:
http://www.abc-alimentos.com/ameixa.html
http://www.brasilescola.com/frutas/ameixa.htm