Nectarina

Por Marina Martinez
As Nectarinas cujo nome botânico é Pronus persica nurcipersica pertencente à família Rosaceae, são frutas semelhantes aos pêssegos e diferem-se deles por conter a casca lisa. A característica da casca lisa (sem pêlos) que distingue as nectarinas na verdade é uma mutação genética do pêssego, originária da China e melhorada na América do Norte. É uma fruta muito saborosa, de cor atraente, de formato oval ou redondo, com uma polpa suculenta, aromática e de cor amarela, branca ou avermelhada. O nome nectarina vêm de "néctar" devido ao seu sabor delicioso e doce.

Nectarina
Nectarina
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Rosales
Família: Rosaceae
Gênero: Prunus
Espécies: Prunus persica nucipersica

É uma fruta que traz muitos efeitos benéficos para a saúde, principalmente devido ao seu alto teor de antioxidantes que são compostos que protegem as células do corpo contra os danos causados pelos radicais livres. Além disso, a nectarina contém vitamina A, vitamina B3, vitamina C e potássio. A vitamina A é essencial para conservar a saúde da pele, proteger a vista e auxiliar no crescimento. A vitamina B3 desempenha um papel importante no processo de formação do DNA. A vitamina C contribui para saúde dos ossos, cartilagens, dentes, gengivas e protege o organismo contra infecções. O potássio é um elemento químico essencial para o homem.

Fonte de fibras alimentares, as nectarinas previnem a constipação e reduzem o risco de se adquirir cancro de cólon. Pode ser consumida fresca, cozida para o preparo de conservas e compotas, e muitas vezes pode ser encontrada como um ingrediente de sobremesas, tortas, bolos, crepes e até mesmo sorvetes. Como os pêssegos, as nectarinas são colhidas maduras, mas ainda firmes e precisam de alguns dias para amadurecer um pouco mais para serem consumidas. Para acelerar seu amadurecimento, pode-se colocá-las em um saco de papel dobrado a temperatura ambiente, juntamente com uma banana verde. Os frutos devem atingir o seu máximo de maturação, após alguns dias.

As nectarinas são cultivadas nos mesmos lugares onde crescem os pêssegos. Em média, as nectarinas são ligeiramente menores, mais doce, mais avermelhadas e sensíveis do que os pêssegos. A árvore de nectarina é de pequeno porte, possuem folhas longas e estreitas, que têm margem muito finamente serrilhada. Preferem climas quentes e secos que contenha solo arenoso e bem drenado. Os principais produtores da fruta são a França, Espanha, Grécia, Califórnia, Chile, África do Sul, Argentina e Chile. No Brasil são produzidas na região sul e sudeste, com destaque para o Rio Grande do Sul e São Paulo.

Referências Bibliográficas:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Nectarina_(fruta)
http://www.todafruta.com.br/todafruta/mostra_conteudo.asp?conteudo=11842