Região Sul

Graduado em Geografia (Centro Universitário Fundação Santo André, 2014)

A Região Sul do Brasil é formada por três unidades de federação:

  • Paraná – Curitiba (PR)
  • Santa Catarina – Florianópolis (SC)
  • Rio Grande do Sul – Porto Alegre (RS)

Essa região é a menor do país, contendo uma área de aproximadamente 576.774,3 km² e com uma população de cerca de 29 milhões de habitantes, gerando uma densidade demográfica de 50,2 habitantes/km². Com isso é a segunda região mais povoada do Brasil.

regiao-sul

O relevo do sul é composto pelo planalto meridional, que se localiza na área mais ao norte da região, onde é possível encontrar as famosas Cataratas do Iguaçu. Ao sul da região encontra-se os campos, formações de relevo mais aplainado, com pequenas inclinações e suaves, conhecido também como coxilhas ou pampas.

A formação do pampas também gera o nome do tipo de vegetação que se encontra no local, mais encontrada no estado do Rio Grande do Sul, é uma vegetação rasteira, gramínea, dominada pelas pradarias. Com isso há a caracterização do bioma brasileiro dos campos sulinos. Na área dos planaltos é possível encontrar uma formação vegetal típica da região sul, chamada de Mata das Araucárias, árvores de grande porte da família dos pinheiros que se encontram principalmente no estado do Paraná.

É a única região do Brasil que possui o clima subtropical, pois está abaixo da linha do trópico de capricórnio. Esse tipo climático é caracterizado por ter as estações do ano bem divididas, com inversos bruscos (com possível incidência de neve) e verões quentes, com altos índices de chuva por todo o ano.

A hidrografia do Sul é importante para a produção da energia elétrica do Brasil, pois na bacia do paraná está instalada a Usina Hidrelétrica de Itaipu, uma das maiores do mundo, que se localiza na área de fronteira entre Brasil e Paraguai, se tornando uma usina binacional. Outro caráter de beleza vinda dessa bacia são as Cataratas do Iguaçu, quedas de água com alturas de até 80 metros, no estado do Paraná. Outras bacias que estão na região são as do Uruguai e do Atlântico Sul. A bacia do Paraná se formará posteriormente com a do Uruguai na bacia do Prata, a mais importante da área sul da América do Sul.

Sua economia é diversa, contendo o 2º maior PIB do país, suas atividades estão distribuídas entre o setor de agropecuária, industrial e de prestações de serviço, presentes nas três unidades de federação que a compõe. Mantendo uma pecuária forte na região das coxilhas, devido a facilidade de criação de gado com o relevo mais plano, gerando uma maior qualidade na produção de carne bovina.

Diferente do restante do país, a região sul foi colonizada massivamente por alemães e italianos, incentivado pelo governo para habitarem a região, com ganhos de terras para produzir suas culturas, fato que traz marcas até os dias atuais, desde a arquitetura, comemorações, culturas, entre outros. Como por exemplo a Oktoberfest, que é de tradição alemã.

Entre outras comemorações tradicionais do Sul é possível encontrar a festa de Nossa Senhora dos Navegantes, a dança das fitas, festa da uva, etc. Dentre os pratos típicos se encontra o famoso chimarrão, símbolo dos gaúchos, a barreada, a marreca e o arroz de carreteiro.

Arquivado em: Brasil