Isquemia

Por Débora Carvalho Meldau
A palavra isquemia vem do grego iskho=deter e haima=sangue. Recebe também o nome de anemia local, e é uma perturbação circulatória que se caracteriza fundamentalmente por uma interrupção do trânsito sanguíneo numa determinada artéria, por sua obstrução mecânica. Em consequência, ocorrem alterações nutritivas nos tecidos irrigados pela artéria ocluída.

As causas podem ser várias, como:

  • Espasmos da artéria, devido à uma redução da luz arterial. Agentes químicos ou hormônios podem ser responsabilizados por tais espasmos. Merecem destaque a ergotina, o cloreto de bário, certos sais de chumbo, a adrenalina entre outros. Por outro lado, pelo menos na espécie humana, são reconhecidas isquemias que aparentemente se originam do sistema nervoso central. Assim, no homem há uma afecção denominada Doença de Raynaud, manifestada principalmente por asfixia e gangrena simétrica sobretudo das mãos, a qual admite que seja determinada por espasmos vasculares se origem central.
  • Compressões sobre as artérias podem ser causa de isquemia. Entre os agentes mecânicos de tais compressões merecem ser mencionados: os abscessos, os tumores, os parasitas, entre outros.
  • Redução da luz das artérias devido à processos degenerativos de suas paredes. Neste grupo estão inclusas as lesões do grupo da arteriosclerose, que possui grande importância na patologia humana.
  • Afluxo excessivo de sangue para outros órgãos pode estabelecer um quadro de isquemia em certos tecidos. Dentro deste grupo estão presentes as anemias cerebrais, após remoção muito rápida de líquidos peritoniais ou pleurais.

A isquemia pode ser causada também por uma aterosclerose, resultante da combinação entre hiperlipidemia e hipertensão em pacientes que sofrem de diabetes mellitus. O processo isquêmico que resulta dessa causa pode levar à diversos danos ao organismo, como disfunção erétil, perda parcial ou total da sensibilidade nas extremidades, retinopatia diabética e acidentes vasculares.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Isquemia
http://www.bapbaptista.com/Definicao isquemia.pdf

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.