Marés

Por Thais Pacievitch
As marés consistem numa mudança periódica do nível das águas oceânicas, e se devem à atração exercida pela Lua e pelo Sol sobre elas, especialmente da lua por estar mais próxima da Terra. Esta mudança ocorre a cada seis horas, de tal forma que, em um dia, o nível das águas sobe duas vezes e desce duas vezes. O nível mais alto da maré é chamado de preamar e o mais baixo de maré baixa.

Maré baixa. Foto: Anselm Baumgart / Shutterstock.com

Maré baixa. Foto: Anselm Baumgart / Shutterstock.com

A mudança diária do nível das águas acontece porque a Terra gira sobre si mesma em 24 horas, por isto, um lugar qualquer da superfície terrestre terá, no decorrer do dia, diferentes posições em relação à Lua. Se este local está alinhado com a Lua, serão produzidas marés altas. As posições contrárias correspondem à maré baixa.

Apesar de que astronomicamente as marés altas e baixas estão relacionadas com a posição da lua, há uma diferença de tempo entre a passagem dela por um lugar da terra e o aumento ou diminuição do nível do mar. Esta diferença de tempo é denominada “estabelecimento do porto”, definida como a diferença que a preamar demora em relação à passagem da lua pelo meridiano do local.

A diferença de nível das águas na preamar e na maré baixa tem diferente intensidade, em alguns períodos do ano, estes desníveis são mais acentuados do que em outros. Isto acontece porque em alguns casos a atração da Lua e do Sol se somam e, em outros, se subtraem. Assim diferenciam-se as marés de sizígia da de quadratura. A Lua se move lentamente ao redor da Terra, por isto ocorrem a cada mês duas marés de sizígia e duas de quadratura.

As marés de sizígia são mais acentuadas porque a Lua e o Sol exercem sua atração em uma mesma linha. Nesta situação, preamar e baixa maré têm uma grande diferença em relação ao nível das águas. As marés de sizígia coincidem com a Lua cheia e nova.

Nas marés de quadratura a Lua e o Sol formam com a Terra um ângulo reto. A atração da Lua é diminuída pela do Sol. A diferença do nível das águas na preamar e a maré baixa é menos acentuada do que nas marés sizígias. As marés de quadratura são produzidas nas fases da Lua conhecidas como quarto crescente e quarto minguante.