Período Mesolítico

Por Tiago Ferreira da Silva
O Período Mesolítico foi uma era de transição do paleolítico para o neolítico. Entretanto, nem todas as regiões do globo consideram esse período, pois ele é diretamente ligado à Era Glacial, que provocou drásticas alterações climáticas em alguns continentes.

Ele teve início há cerca de 10.000 a.C. e teve seu fim quando a temperatura global ficou mais amenizada e o homem conseguiu desenvolver a agricultura, por volta de 6.000 a.C. Porém, o período sofre alterações de região para região, mesmo na Europa: nos países nórdicos, por exemplo, ele teve fim com a adaptação da nova fauna após a era glacial; na região sul da Europa, termina a partir do momento que tribos portuguesas começam a se espalhar na região da França, contribuindo para a sociabilização humana, um dos grandes avanços do homem neolítico.

No Período Mesolítico, o homem começa a utilizar a descoberta do fogo de forma estratégica: para espantar os animais mais portentosos, iluminar as habitações provisórias nas cavernas (pois eles ainda eram, em sua maioria, nômades), cozinhar os alimentos e, principalmente, se protegerem do frio da época.

Pautado pela necessidade de sobrevivência, o homem mesolítico começa a se habituar com o sedentarismo (ato de permanecer em um local) e inventa novos tipos de armamentos para combater os animais ferozes e caçar alimentos. Neste período, já existe a divisão das tarefas sociais por sexo: homens são responsáveis pela segurança e por trazer alimento, enquanto as mulheres cuidam das crianças e da organização das habitações.

Facilitava a permanência do homem em determinado local o fato de os grandes animais estarem procurando regiões altas e montanhosas, pois eles dificilmente encontravam alimentos nas regiões baixas. O homem procurava ficar perto de rios por serem fonte de alimento graças aos peixes, moluscos e ovos de pássaros. As moradias eram cobertas de madeira, ramagens e galhos de árvore.

O constante avanço do convívio humano em sociedade e o desenvolvimento de técnicas rudimentares para suprirem suas necessidades como alimentação, sobrevivência e habitação culminaram no término do Período Mesolítico, dando início ao Período Neolítico, a última das eras pré-históricas.

Leia também:

Fontes:
http://members.fortunecity.com/mpdutra/Italia/meso_it.htm
http://www.suapesquisa.com/prehistoria/mesolitico.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mesol%C3%ADtico