Química Ambiental

Por Marina Martinez
Denomina-se Química Ambiental o estudo científico dos fenômenos químicos e bioquímicos que ocorrem na natureza, sejam eles naturais ou causados pelos seres humanos, e que comprometem a saúde humana e a saúde do planeta como um todo. A Química Ambiental originou-se da Química Clássica e é uma área muito ampla e altamente interdisciplinar que engloba outras disciplinas tais como a Biologia, Geologia, Ecologia e Engenharia Sanitária.

A Química Ambiental estuda a química do solo, da água e da atmosfera, e os impactos da atividade humana sobre estes ambientes.  Estes impactos podem ser sentidos em uma escala local, através da presença de poluentes atmosféricos urbanos ou substâncias tóxicas decorrentes de resíduos químicos, ou em uma escala global, através do esgotamento do ozônio estratosférico (camada que absorve grande parte dos raios UVB), contribuindo para o aquecimento global. Por isso é uma disciplina muito utilizada por órgãos ambientais e órgãos de pesquisa em várias partes do mundo para detectar e identificar na natureza os poluentes e contaminantes, e assim proteger o ecossistema.

Com o índice crescente de poluentes, que tem um impacto negativo sobre o meio ambiente, e que contribuem para uma série de alterações climáticas em todo o planeta, a questão ambiental passou a ser um tema de discussão e preocupação em todos os segmentos da sociedade. A Química Ambiental se tornou uma área bastante procurada, pois lida com os impactos ambientais causados por poluentes, se preocupa com a organização e a gestão das medidas de proteção ambiental, além de inspecionar, controlar e trabalhar na prevenção e conservação do meio ambiente, como também estabelecer medidas corretivas necessárias.

O profissional da área, o químico ambiental, tem um campo vasto de atividades em que pode trabalhar. Estes profissionais são muito requisitados no setor industrial, tais com indústrias químicas em geral, indústrias de cosméticos, indústria de alimentos, sucos, metalúrgica, e várias outras, que estão cada vez mais preocupadas com a atuação da empresa em relação à natureza, por isso a importância destes químicos no quadro de profissionais da indústria. Estes profissionais podem atuar na coleta e análise de amostras para identificação de um contaminante, ajudar a desenvolver programas de remediação e estarem envolvidos na mudança das práticas industriais, de modo que o resultado final seja um produto que respeite a natureza.

Referências Bibliográficas:
http://www.ateneusantista.com.br/download/QuimAmbiental_Teo.pdf
http://qnesc.sbq.org.br/online/cadernos/01/introd.pdf
http://pt.wikipedia.org/wiki/Química_ambiental