Competição

Por Marina Martinez
Competição é uma relação ecológica que ocorre tanto em indivíduos da mesma espécie (intra-específica), quanto em indivíduos de espécies diferentes (interespecífica), onde existe uma disputa de algum recurso como alimento, água, luminosidade, território, fêmea ou macho, entre outros.

A existência da relação de competição é inevitável na vida dos seres vivos. Em algumas situações os recursos nem sempre serão suficientes para todas as espécies e em outras situações, mesmo que sejam abundantes, a competição poderá ocorrer em torno dos recursos que tiverem melhor qualidade.

Existem dois tipos de competição:

Competição intra-específica: A competição entre indivíduos da mesma espécie tem como característica regular as populações e está muito relacionada com as mudanças evolutivas. Ocorre com maior força em espécies superlotadas onde é mais forte a relação de competição.

Exemplo:

Beija-flor-tesoura: O beija-flor-tesoura é um dos maiores beija-flores e caracteriza-se por ter uma cauda bifurcada lembrando o formato de uma tesoura. Sua plumagem é verde-escuro brilhante sendo somente a cabeça e o pescoço de cor azul. Alimentam-se de néctar de flores e também de pequenos insetos. Em determinadas épocas do ano quando há menos néctar disponível, esta espécie abriga-se em uma única árvore e defende seu território contra outros beija-flores da mesma espécie que querem também a árvore. Existe uma competição por alimento e território entre estes beija-flores caracterizando uma relação de competição intra-específica.

Competição interespecífica: Na competição entre indivíduos de espécies diferentes, cada uma das espécies envolvidas contribui para sua própria regulação populacional e também contribui para regulação da outra espécie, o que pode ocasionar na eliminação de alguma.

Exemplo:

Competição entre vegetais: Cada uma das espécies de trevo Lemna polyrrhyza e Lemna gibba possuem capacidade de se desenvolverem sozinhas. Quando estão em um mesmo ambiente e se desenvolvem juntas, a espécie de trevo Lemna gibba elimina Lemna polyrrhyza. Com a intenção de excluir qualquer tipo de competição por água, nutrientes e luminosidade a espécie de trevo Lemna gibba cresce formando uma cobertura sobre a outra espécie, que não resiste e acaba morrendo.

A competição pode acontecer de duas formas:

Competição por exploração: Acontece quando um indivíduo de uma espécie consome um recurso tornado-o indisponível para outras espécies. Neste tipo de competição não há contato físico.

Competição por interferência: Acontece devido a uma interação direta entre indivíduos competidores, sendo um deles derrotado.

Referências Bibliográficas:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Competição
http://www.cdcc.usp.br/ciencia/artigos/art_35/atualidades.html