Preposições com acusativo

Por Joel Altenhofen

Graduação em Abi - Letras Alemão (UFSC, 2014)

Categorias: Alemão
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

O uso das preposições costuma variar de idioma para idioma.  A língua alemã possui preposições específicas que requerem o caso acusativo, dativo ou até mesmo genitivo, isto é, após determinadas preposições pode ocorrer sempre um dos casos citados, independentemente da posição dentro da oração.  Este artigo apresentará as preposições e o uso das mesmas no caso acusativo.

As preposições que requerem sempre o caso acusativo são: Für, bis, durch, ohne, gegen, um. Antes de apresentar alguns exemplos é preciso entender melhor o significado de cada preposição, para assim poder usá-las no contexto correto. A tabela abaixo apresenta a definição de cada seguida de alguns exemplos:

Preposição Definição
Durch (Através) É utilizada para o movimento através de algum local ou objeto.  Também pode ser usada no sentido de “por este modo/esta maneira”.
Ohne (sem) Utilizada sempre para os sentidos “com exceção de” “exceto”.
Gegen (contra) Utilizada sempre como o sentido de oposição ou movimento contra algum objeto.
Um (ao redor) Preposição utilizada para designar o movimento ao redor de objetos.
Für (para/por) Pode conter o sentido de para, ou seja, para alguma pessoa ou para algum objeto. Também pode ter sentido de “por”, fazer algo por alguém.

Deve-se prestar muita atenção quanto ao uso das mesmas, pois elas interferem sobre o uso de várias estruturas como por exemplo pronomes pessoais artigos definidos e indefinidos. Desta maneira após as preposições acima citadas, deve-se usar a declinação conforme as regras do caso acusativo. Exemplos:

Uso das preposições com o caso acusativo não é um tema de complexo entendimento.  É necessário porém dominar o caso acusativo pois ele pode aparecer em diversas situações do idioma e o mesmo irá alterar a terminação de muitos artigos definidos, indefinidos, pronomes etc.

Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!