Monotremados são um grupo de animais da ordem Monotremata que pertence a subclasse Prototheria da classe dos mamíferos (Mammalia). Os curiosos animais ornitorrincos e equidnas pertencem a esse grupo e são encontrados na região da Oceania, Austrália, Nova Guiné e Tasmânia.
Características
![Équidna. Foto: KeresH [GFDL , CC-BY-SA-3.0 or CC-BY-SA-2.5-2.0-1.0], via Wikimedia Commons](https://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2010/09/equidna-450x294.jpg)
Équidna. Foto: KeresH [GFDL , CC-BY-SA-3.0 or CC-BY-SA-2.5-2.0-1.0], via Wikimedia Commons
Sistema reprodutor
Os embriões desse grupo se desenvolvem no útero das fêmeas por alguns dias. Eles são alimentados pelos nutrientes de um saco vitelínico. Após quase 15 dias uma casca é produzida em volta do embrião formando um ovo. As fêmeas põem os ovos e as equidnas os carregam em uma bolsa para mantê-los aquecidos e os ornitorrincos os chocam em um ninho. Os animais não têm mamilos, mas têm glândulas mamárias para a produção do leite. O leite sai por poros e escorrem nos pelos da região abdominal das fêmeas. Nos machos, os testículos (órgão produtor de espermatozoides) ficam na região abdominal e o pênis (órgão utilizado para introduzir os espermatozoides nas fêmeas) ficam na cloaca.
Sistemática
Essa subclasse é dividida em duas famílias: Ornithorhynchidae e Tachyglossidae. A primeira compreende os ornitorrincos e a segunda as equidnas.
Ornithorhynchidae
Há apenas uma espécie de ornitorrinco, Ornithorhynchus anatinus. Os ornitorrincos são animais com o bico em formato igual a bicos de patos, que têm poros sensoriais espalhados, patas adaptadas para natação, também semelhantes à de patos, cauda achatada, similar à de castores (usadas por fêmeas para construção dos ninhos), corpo coberto por pelos e os machos têm um espinho venenoso nas patas posteriores usado para defesa e captura de presas. Esses animais se alimentam de animais aquáticos como camarão.
Tachyglossidae
As equidnas são os animais que pertencem à família Tachyglossidae com hábitos noturnos, durante o dia elas ficam escondidas em tocas. Esses animais têm o bico mais estreito do que o bico dos ornitorrincos e a língua é longa e com aspecto pegajoso. Isso, provavelmente acontece, pois equidnas se alimentam de formigas, cupins e vermes. O bico das equidnas também tem poros sensíveis a sinais eletromagnéticos. Os pelos são mais grossos e duros e tomam a forma espinhos usados para defesa. Existem somente quatro espécies de equidnas: Tachyglossus aculeatus, Zaglossus attenboroughi, Zaglossus bartoni e Zaglossus bruinji.
Referências:
Zoologia geral e comparada II, 1998 – Páginas 70 e 71
Hickman, Princípios integrados de zoologia 14 edição, 2008 – Páginas 627 a 631
Pough, A vida dos vertebrados 4 edição, 2008 – Páginas 530 a 542
Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/animais/monotremados/