Sistema Circulatório dos Cordados

O sistema circulatório dos cordados é do tipo fechado e coração com duas ou mais câmaras cardíacas; em quase todas as espécies é  encontrada hemoglobina no sangue.

Nos urocordados, o coração situa-se na região ventral, sendo sangue enviado nos dois sentidos: no sentido das faringes, ocorrendo a oxigenação do sangue n fendas branquiais e no sentido das vísceras, levando oxigênio e nutrientes para esse local.

Nos cefalocordados, a circulação é feita por um sistema aberto, sem um coração individualizado. A cavidade atrial, que envolve a faringe, capta a água filtrada pelas fendas branquiais. A hematose se dá por meio da troca de dióxido de carbono (CO2) por O2; o átrio comunica-se com o exterior através do poro atrial.

Nos vertebrados, o sistema circulatório é fechado e o sangue é impulsionado por meio de um sistema contínuo de vasos sanguíneos, tendo a função de transportar oxigênio e nutrientes, remover excretas, defender o organismo contra invasores e, também, contribuir para a manutenção do calor metabólico no organismo.

Leia também:

Fontes:
http://www.algosobre.com.br/biologia/filo-chordata.html
http://curlygirl.no.sapo.pt/cordados.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cordados
http://www.biomania.com.br/bio/conteudo.asp?cod=3237

Arquivado em: Anatomia animal, Cordados