Urocordados ou Tunicados

Urochordata é um subfilo do filo Chordata. Os animais desse subfilo são conhecidos como urocordados ou tunicados e vivem sésseis em grandes profundidades no mar.

Estrutura corporal

Os tunicados recebem esse nome pois tem um tecido de celulose chamado túnica em volta do corpo. Como todo cordado, os tunicados apresentam notocorda, cauda e tubo de nervoso dorsal em alguma fase da vida, neste caso a fase larval.

Eles podem ser solitários ou coloniais. Quando coloniais cada um dos indivíduos executa sua própria tarefa e quando solitárias, tem forma esférica ou cilíndrica. Há duas aberturas para o ambiente. Um é o sifão oral e o outro é o sifão atrial. O primeiro é por onde entra água e o segundo é por onde ela sai.

Sistema digestivo

A água que entra pelo sifão oral traz partículas de comida. Estas, quando passam pela faringe, ficam presas no muco secretado por células do endóstilo. Os cílios presentes na faringe levam essas partículas para o esôfago, em seguida para o estômago, sendo absorvidas no intestino e os dejetos liberados pelo ânus, que fica perto do sifão atrial.

Sistema circulatório

O sistema circulatório dos tunicados é composto por um coração ventral e dois grandes vasos que se conectam com os outros vasos espalhados pelo corpo que passam pelos órgãos. Uma característica diferente de todos os outros cordados é a orientação do sangue. O coração direciona o sangue para uma direção por alguns segundos, para de bater e depois volta, porém, redirecionando o sangue a direção oposta de antes.

Sistema nervoso

O sistema nervoso contém somente um gânglio nervoso e um conjunto de nervos que está no lado dorsal da faringe. E abaixo do gânglio há uma glândula subneural que está conectado a faringe.

Reprodução

Os tunicados são, geralmente, hermafroditas (um único indivíduo tem o sistema reprodutor feminino e masculino). A fertilização é externa e o desenvolvimento é indireto, ou seja, passa por estágio larval com uma larva parecida com girino. Essa larva é alongada, transparente e livre natante.

Sistemática

O subfilo é composto de três classes: Ascidiacea, Larvacea ou Appendicularia e Thaliacea. As ascídias são os animais mais conhecidos e são geralmente chamados de Esguichos-do-mar. A última classe tem animais em forma de barril, geralmente, transparente. Os animais de Appendicularia tem aparência de larvas de girino. Esses animais “constroem” uma casa de muco transparente ao redor do corpo. Essas casas de muco têm filtros por onde passam a água. As partículas que ficam presas nesse muco são direcionadas para a boca do animal. Quando os filtros da casa ficam entupidos de dejetos, o animal abandona a casa e constrói outra.

Referência bibliográfica:

Hickman, Princípios integrados de zoologia 14 edição, 2008 – Páginas 502 a 504

Arquivado em: Cordados, Urochordata