Perfuração do Tímpano

A perfuração do tímpano ou perfuração da membrana timpânica caracteriza-se por uma ruptura do tímpano. Este último é a membrana que separa o ouvido externo do ouvido médio.

São diversos os fatores que podem levar à ruptura dessa membrana, sendo que a principal é a otite média aguda, que resulta em um acúmulo de pus no ouvido médio e este, por sua vez, exerce pressão sobre a membrana timpânica, culminando na sua ruptura. A otite serosa crônica também é responsável por causar perfuração do tímpano, uma vez que este é arrastado para o interior podendo, muitas vezes, romper-se. A introdução de objetos pontiagudos no canal auditivo, objetivando limpar a região, também e outra causa comum de perfuração do tímpano. Outras possibilidades de lesão nessa membrana incluem trauma violento na região da orelha e explosões.

A perfuração do tímpano resulta em problemas auditivos, uma vez que esta membrana não vibra normalmente em resposta às ondas sonoras que chegam ao conduto auditivo, não podendo transmiti-las de forma adequada aos ossículos presentes no ouvido médio. Esta redução da capacidade auditiva do lado acometido pode vir acompanhada de dor, supuração, leve hemorragia, zumbidos e até tonturas.

Geralmente, a membrana timpânica cicatriza-se espontaneamente, fazendo com que as manifestações clínicas desapareçam, havendo recuperação total dentro de um mês. Todavia, a evolução varia de caso para caso, especialmente de acordo com a etiologia. Do mesmo modo, podem ocorrer complicações, em especial um problema de audição, caso haja problemas na cicatrização, resultando em uma perda de elasticidade da membrana timpânica ou se a perfuração possibilitar o acesso de agentes infecciosos ao ouvido médio, causando uma infecção que altera a cadeia de ossículos. Perfurações de grande extensão necessitam de cirurgia reconstrutiva do tímpano (timpanoplastia).

Fontes:
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?323
http://www.manualmerck.net/?id=238&cn=1915
http://institutoorl.com.br/timpano.htm
http://www.medipedia.pt/home/home.php?module=artigoEnc&id=532
http://www.otorrinospoa.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=54&Itemid=41

Arquivado em: Audição