Energéticos

Os energéticos são bebidas não-alcóolicas que estimulam o metabolismo humano fornecendo a energia a quem bebe através da ingestão de taurina.

As bebidas energéticas têm em sua composição basicamente taurina e cafeína. Algumas contêm guaraná, e todas contém inositol e glucoronolactona. Não foi encontrado em nenhum dos produtos do mercado, até então, componentes considerados droga ou com qualquer poder de alteração da consiciência, como álcool.

O principal ingrediente ativo das bebidas energéticas é a taurina, que é um ácido 2-aminoetanosulfónico, orgânico, que contém enxofre, e é naturalmente originário na bílis. A taurina é um dos aminoácidos não-essenciais mais abundantes no organismo humano, encontrado especialmente no sistema nervoso central, nos músculos esqueléticos, no coração e no cérebro. A taurina atua como emulsionante dos lípidos, no intestino delgado e também funciona como transmissor metabólico fortalecendo as contrações cardíacas.

Os energéticos desintoxicam o organismo humano, e podem facilitar a eliminação de substâncias excedentes do corpo pelo fígado. A taurina não é incorporada em enzimas e proteínas, mas ajuda no metabolismo dos ácidos da bílis.

Não é recomendável o consumo com bebida alcoólica, nem o consumo por crianças, gestantes, idosos e portadores de enfermidades.

O consumo do energético simultâneo ao consumo de bebida alcoólica é muito perigoso, pois o energético tende a suavizar a sensação de embriaguez na pessoa, fazendo-a se sentir capaz de dirigir, mesmo tendo suas habilidades motoras comprometidas. E, além disso, a cafeína contida nestes produtos, aliada ao álcool, pode acelerar a morte de células cerebrais, podendo aumentar o risco de doenças como o mal de Parkinson ou o mal de Alzheimer.

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Arquivado em: Bebidas