Niacina

Por Juliana Pires

Graduação em Farmácia e Bioquímica (Uninove, 2010)

Categorias: Bioquímica, Nutrição
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A niacina ou vitamina B3 (terceira vitamina do complexo B a ser identificada), está presente de forma abundante nos alimentos de origem animal e vegetal. Podemos encontrá-la no fígado, rins e coração, também nas leveduras, amendoim e germe de trigo. Classificadas como fontes pobres de niacina, por conter baixa concentração desse composto, estão as frutas, o leite e os ovos.

Fórmula estrutural plana da Niacina (Vitamina B3)

O termo niacina corresponde à uma denominação genérica para designar tanto o ácido nicotínico, quanto a nicotinamida. Causam uma série de controvérsias, já que comumente são associados à nicotina do tabaco. Embora o ácido nicotínico tenha sido inicialmente identificado a partir da oxidação da nicotina, não correspondem à mesma substância. Desta forma, empregam-se habitualmente os termos ácido niacínico, em substituição ao ácido nicotínico e, o termo niacinamida, em substituição à nicotinamida.

Propriedades

A niacina é uma vitamina do complexo B levemente solúvel em água e bastante solúvel em soluções alcalinas. Sendo assim, é insolúvel em gorduras e apresenta estabilidade a temperaturas mais elevadas e à luz, não sendo destruída pelo aquecimento.

A niacinamida, juntamente a tiamina e riboflavina, desempenham a função de coenzima na oxidação dos tecidos. Executa suas funções nas mitocôndrias, na forma de nicotinamida adenina dinucleotídeo (NAD+, NADH + H+) e de nicotinamida adenina dinucleotídeo fosfato (NADP+, NADPH + H+).

Necessidades diárias recomendada

A síntese da niacina em humanos é insuficiente para suprir as necessidades metabólicas diárias, sendo necessário suprir através da sua ingestão. Pode ter ação como vitamina ou como fármaco, a depender da dosagem a ser consumida.

A dose diária recomendada é de 15 a 20 mg para homens e de 13 a 15 mg para mulheres, podendo ser um pouco maior para adolescentes, bem como durante a gestação e lactação. Existem alimentos que podem suprir grande parte das necessidades metabólicas de niacina, como é o caso do aminoácido triptofano presente em diversas proteínas, onde 60 mg deste aminoácido equivalem a 1 mg de niacina. Isto ocorre porque o triptofano é um precursor do ácido niacínico, ou seja, uma parcela do triptofano pode ser convertida biologicamente em niacina. Assim, a niacina é a única vitamina que tem um aminoácido como precursor.

Outro precursor do ácido niacínico é a trigonelina, um composto nitrogenado encontrado no café verde. Quando o café é torrado, ocorre uma reação química de transformação por aquecimento, denominada pirólise, onde a trigonelina é convertida a vários subprodutos, incluindo o ácido niacínico.

Efeitos da Hipo e da Hiper-vitaminose

A niacina foi inicialmente denominada vitamina PP, que vem de fator de prevenção da pelagra. A origem da palavra pelagra é italiana, surgindo da expressão pelle agra, que significa pele áspera. De fato, a deficiência de niacina causa sérias consequências à saúde, frequentemente acompanhada da deficiência de outras vitaminas.

A pelagra é caracterizada pela doença dos 3 D: dermatite, diarreia e demência. Na dermatite se observa a presença de erupções ou lesões cutâneas. Os sinais mais comuns incluem a apatia, perda de memória, inflamação da boca e língua (glossite), alterações na mucosa do estômago e intestino, além de afetar o sistema nervoso. Atualmente, a pelagra se encontra restrita a países subdesenvolvidos, sendo uma doença associada à pobreza e ao alcoolismo.

Em cães, a deficiência de niacina causa uma lesão na língua, conhecida como língua negra. Tanto em humanos, quanto em animais, a suplementação através de dieta rica em niacina é efetiva na cura da doença.

Em relação à hipervitaminose, doses elevadas dessa vitamina, descritas como acima de 1g ao dia, podem resultar em efeitos adversos, onde os mais descritos incluem: vasodilatação, causando cefaleia, ardência e rubor facial; problemas gástricos, alterações no fígado e aumento da glicemia.

Ação farmacológica

O ácido niacínico foi o primeiro fármaco a ser utilizado no tratamento de dislipidemias, por via oral na clínica médica. Em doses farmacológicas, de 1 a 4 g ao dia, melhora o perfil lipídico em pacientes com dislipidemias, reduzindo os efeitos aterotrombóticos, além de aumentar efetivamente o HDL (lipoproteína de alta densidade)-colesterol. Contudo, nesta dosagem pode causar efeitos adversos.

Bibliografia:

de MARIA, C.A.B.; MOREIRA, R.F.A. A intrigante bioquímica da niacina: uma revisão crítica. Quím. Nova [online]. 2011, vol.34 (10). São Paulo. Disponível em http://dx.doi.org/10.1590/S0100-40422011001000007.

SANTOS, R.D.  Farmacologia da niacina ou ácido nicotínico. Arquivos Brasileiros de Cardiologia - Volume 85, Suplemento V, 2005. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/%0D/abc/v85s5/v85s5a05.pdf.

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!