Paleoantropologia

Mestre em História Comparada (UFRJ, 2020)
Bacharel em História (UFRJ, 2018)

Ouça este artigo:

A Paleoantropologia é considerada uma ramificação da Arqueologia que estuda a evolução das espécies pré-humanas. A palavra “paleo” tem origem grega e significa antigo. Enquanto a Arqueologia volta suas atenções para as questões biológicas e culturais dos seres vivos, a Paleoantropologia é o ramo de estudos voltado ao período pré-histórico.

Sendo uma ramificação bem vasta das ciências que une a Paleontologia e a Antropologia física, dois outros campos que buscam analisar o passado dos seres humanos por meio de ossos e demais vestígios. Pode ser considerada responsável pela investigação envolvendo o desenvolvimento humano e as espécies homininas, ancestrais dos humanos modernos. Ao englobar mais disciplinas científicas, como a genética e a linguística, a Paleoantropologia teve sua inauguração no século XIX com a descoberta do Homo neanderthalensis.

Os estudos envolvendo a evolução biológica humana são imprescindíveis, uma vez que ajudam a explicar nossas origens enquanto espécie e auxiliam a desvendar mistérios biológicos, químicos e até geográficos. Nos tempos mais recentes, a Genética integrou-se a esse grande campo de estudo paleoantropológico contribuindo com a análise de amostras de DNA de fósseis, mesmo que seja mais utilizada pela Paleontologia do que pela Paleoantropologia.

A Geologia é utilizada quando são descobertos traços pré-históricos em objetos que não são necessariamente desse período de tempo, fazendo uma análise mais completa do sítio arqueológico a ser analisado. Esses vestígios são cruciais para captar dados como idade dos objetos, rigidez ou maleabilidade.

Apesar de fazer uso de diferentes áreas e subáreas em seus estudos, a Paleoantropologia observa os ossos fossilizados de humanos e de seres anteriores aos humanos (pré-humanos) como principal fonte primária para suas investigações, que por si só oferecem grandes possibilidades de se captar informações de um passado tão remoto. A certificação de diferentes metodologias que auxiliam a lidar com essa temática, facilita as descobertas e elucidações dos mais diferentes questionamentos envolvendo a cadeia evolutiva humana.

Os vestígios encontrados e investigados por paleoantropólogos trouxeram valiosas informações sobre como povos pré-históricos viveram e como se deram seus caminhos evolutivos. Embora muitos estudos em paleoantropologia sejam mais focados no estudo de fósseis, a partir de 3 milhões de anos, o estudo de hominídeos também é extremamente voltado para a investigação e levantamento de artefatos de pedra lascada, pois é a partir dessa época que eles são fabricados. Além disso, são muito mais numerosos que os fósseis e estão muito mais bem preservados, sendo os vestígios mais antigos do que podemos nomear de cultura material.

A função do Paleoantropólogo

O trabalho do profissional especializado em Paleoantropologia se dá através da análise dos vestígios encontrados de humanos primitivos, isto é, restos fósseis e rastros de deslocamento. A Paleoantologia é bastante empregada pelos paleoantropólogos, estudando os seres humanos em conjunto com a Biologia e a Geologia. Para compreender o pano de fundo ecológico desse passado tão remoto, a Ecologia também atravessa a prática destes pesquisadores.

O uso da Ecologia se faz de grande importância por esta área compreender o funcionamento dos organismos, como agem e as suas conexões ecológicas com os outros seres e com o meio ambiente, sendo um eixo complexo de estudo e muito utilizado pelos paleoantropólogos. Por meio dela, é possível prever possíveis efeitos negativos de atos humanos no meio ecológico.

Atualmente, a Paleoantropologia não é um campo popularmente conhecido na ciência brasileira, o que torna escasso o número de paleoantropólogos no país. A complexidade desse campo e a dificuldade para acessá-lo são os principais fatores, somado também ao fato de o campo científico nacional não receber investimentos necessários à formação de novos pesquisadores. Os caminhos viáveis para aqueles que desejam ingressar nessa profissão são as universidades do exterior ou as demais disciplinas que estudam a evolução humana, como a Antropologia e a Biologia.

Referências:

Artigo Paleoantropologia (Evolução humana): https://arqueologiaeprehistoria.com/subareas-da-arqueologia/paleoantropologia-evolucao-humana/. Acesso em: 11/10/2021.

BERNARDO, Danilo Vicensotto; NEVES, Walter Alves; CAMPOS Tamires Carolina. Antropologia Biológica e Paleoantropologia: exemplos da pesquisa brasileira. TESSITURAS V8 N2 JUL-DEZ 2020, Pelotas, RS.

Arquivado em: Antropologia, Arqueologia