Dórios

Mestrado em História (UFJF, 2013)
Graduação em História (UFJF, 2010)

Os Dórios foram um dos povos que formaram a civilização grega antiga.

A origem dos Dórios ainda é algo incerto, as teorias que tentam explicar o fato ainda não chegaram a uma conclusão definitiva. Alguns pesquisadores acreditam, baseando-se em idéias difundidas na Antiguidade, que os Dórios eram originários de regiões montanhosas localizadas ao norte e a nordeste da Grécia, além de Macedônia e do Épiro. Segundo os defensores dessa hipótese, alguma circunstancia não identificada teria causado a migração desse povo mais para o sul, alcançando a região do Peloponeso, certas ilhas do Mar Egeu, à Magna Grécia e à Creta. Já outra corrente de pensamento sustenta a idéia que os Dórios teriam origem na costa da Ásia Menor e se deslocaram pelo nordeste da Grécia e por diversas ilhas até a estabilização definitiva no sul da região. Pela raiz incerta, os Dórios são identificados, grosso modo, como um povo indo-europeu.

A chegada dos Dórios na região da Grécia foi marcada por uma violenta invasão que destruiu a civilização que havia se estabilizado no local. Antes dos Dórios, os aqueus invadiram a região da Grécia. Sem fazer uso de extrema violência e dotados de conhecimentos mais evoluídos que os habitantes na região até então, os pelágios, os aqueus conquistaram o local e impuseram uma nova cultura. Os aqueus já estavam na Idade do Bronze, manuseando ferramentas bem mais avançadas que seus antecessores no local. Eles fundaram cidades referências para o comércio da época e desenvolveram uma nova cultura que ficou conhecida como civilização micênica. A invasão dos Dórios foi muito diferente, era um povo violento. Por conta disso, destruíram o que havia sido construído na civilização micênica e as importantes cidades comerciais dos aqueus.

Os Dórios tinham grande dedicação pelo militarismo. A guerra era o artifício que usavam para obtenção de seus recursos. Os espartanos eram descendentes dos Dórios, por isso tinham também tanta afeição pela organização militar. A violenta invasão dos Dórios na região da Grécia e a destruição da civilização micênica fizeram a cultura helênica regredir, afundando os gregos em um período conhecido como Idade das Trevas da Grécia. Esta fase não possui nenhum registro escrito, apenas registros arqueológicos.

Juntamente com os jônios, os eólios e os aqueus, os Dórios fizeram parta da formação de várias cidades-estado da Grécia, assim como da cultura grega. Diferenciavam-se dos outros povos pelo dialeto dórico e por tradições sociais e históricas características.

Fontes:

http://historia.abril.com.br/politica/dorios-primeiros-barbaros-435509.shtml