Doenças erradicadas no Brasil

Por Aline Oliveira Silva

Graduação em Biologia (CUFSA, 2010)
Especialização/MBA em Análises Clínicas (Uninove, 2012)

Categorias: Doenças, Saúde
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

As doenças infecciosas são uma grande preocupação para todos. Estamos susceptíveis a uma infecção a qualquer momento, por diferentes portas de entrada. A imunologia, no entanto, mudou esse cenário com o desenvolvimento de vacinas, e algumas doenças chegaram a sumir, ou serem consideradas erradicadas. As principais doenças erradicadas no Brasil são:

Sarampo

É uma doença grave, causada pelo vírus do sarampo, do gênero Morbillivirus (MV), extremamente contagiosa e comum da infância. O vírus é transmitido pela via respiratória e os seres humanos são os únicos infectados por esse gênero do vírus. A infecção das vias respiratórias resulta em sintomas como tosse forte ou seca, dores musculares, fadiga, febre, mal-estar ou perda de apetite e erupções ou manchas vermelhas na pele. Os pulmões são atingidos e existe a possibilidade de ocorrer uma infecção generalizada.

Foto de microscópio do vírus causador do Sarampo. Créditos: Cynthia S. Goldsmith / CDC

A vacina contra o sarampo é administrada em duas doses, em crianças no primeiro ano de vida e reforçada aos 6 anos. Em geral, é aplicada a tríplice viral, que fornece imunidade para os vírus do sarampo, rubéola, caxumba e mais recentemente varicela e em casos de riscos ou surtos, é administrada a vacina dupla viral, que protege contra o sarampo e a rubéola em adultos e crianças.

O sarampo foi considerado erradicado no Brasil em 2016, mas novos surtos da doença foram confirmados à partir de 2018 e uma preocupação global surgiu. O problema vem sendo apontado como a falta de imunização das crianças, bem como a imigração de pessoas infectadas.

Poliomielite

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa, que pode causar sequelas importantes. É causada por um vírus, denominado Poliovírus, altamente transmissível. A doença é conhecida como paralisia infantil e acomete principalmente crianças, mas pode ocorrer em adultos e causar paralisia muscular.

É uma doença grave e pode causar danos permanentes no organismo, no entanto, existem duas vacinas disponíveis para imunizar a população, sendo elas a Salk, desenvolvida em 1954, que utiliza o vírus morto ou inativado e é aplicada via intramuscular e a Sabin, introduzida em 1963, com vírus vivo atenuado. As vacinas são seguras e eficientes para a prevenção da pólio e várias campanhas são realizadas para a conscientização da importância da vacinação. Com as vacinas, a poliomielite chegou a ser considerada erradicada, mas baixas na coberta vacinal está chamando a atenção para o ressurgimento dos casos.

Rubéola

A rubéola é uma doença aguda, extremamente contagiosa, transmitida pelo vírus do gênero Rubivirus. A doença também é conhecida como sarampo alemão.

Uma das principais preocupações com a rubéola é a síndrome da rubéola congênita, que acomete mulheres grávidas e atinge o bebe, causando diversas complicações graves como malformações, surdez, e em alguns casos aborto e natimorto.

Os sintomas da rubéola incluem febre baixa e inchaço dos nódulos linfáticos, acompanhados de exantema. A transmissão acontece de pessoa para pessoa, por meio das secreções expelidas pelo doente ao tossir, respirar, falar ou respirar. A prevenção da rubéola é feita por meio da vacinação.

A vacina está disponível nos postos de saúde para crianças a partir de 12 meses de idade. E a tríplice viral (Sarampo, Rubéola e Caxumba) foi gradativamente implantada e atualmente é a mais utilizada.

Difteria

A difteria, também conhecida como "crupe", é uma doença transmissível aguda, causada por bactéria, um bacilo, que se aloja principalmente nas amígdalas, faringe, laringe, nariz e, ocasionalmente, em outras mucosas do corpo, além da pele.

A transmissão acontece por gotículas expelidas ao falar, tossir, espirrar ou por lesões na pele. Portanto, a principal forma de transmissão é pelo contato direto com a pessoa infectada. Assim como as demais doenças listadas, a difteria é combatida com a vacinação.

Todas essas doenças, consideradas já erradicadas no Brasil, voltaram a ser motivo de preocupação entre autoridades sanitárias e profissionais de saúde e viraram notícia em todo o mundo. Baixas coberturas vacinais são apontadas como a causa para o retorno delas e medidas de alerta para a população em geral estão sendo tomadas, além de uma nova campanha de vacinação para algumas das doenças citadas, como o caso do sarampo.

Leia também:

Fontes:

http://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2018-07/saiba-quais-doencas-voltaram-ameacar-o-brasil

http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/rubeola

http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/difteria

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!