Obesidade mórbida

Por Mayara Cardoso
Categorias: Doenças
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

É conhecida como Obesidade a doença provocada pelo acúmulo demasiado de gordura no corpo. A partir do momento em que a obesidade torna-se capaz de acentuar o risco de doenças relacionadas ao excesso de peso, ela passa a ser chamada de Obesidade mórbida.

Um dos parâmetros utilizados para avaliar ou determinar o nível de obesidade é o Índice de Massa Corporal (IMC). Esse índice é obtido dividindo-se o peso pelo quadrado da altura do indivíduo. Exemplo:

65 Kg/ (1,70)² = 22,5

De acordo com o valor do IMC, tem-se a seguinte classificação:

A obesidade mórbida é uma doença grave, qualificada como uma doença crônica multifatorial, ou seja, dura por longos períodos e está relacionada a vários fatores, tais como predisposição genética, desordens glandulares ou gastrintestinais, alterações nervosas e psicológicas, erros alimentares (comer em excesso, consumo elevado de açúcares e gorduras, mastigação rápida) e falta de exercícios físicos. Em mulheres, o período pós-parto e a menopausa contribuem para a retenção de gordura no organismo e podem levar à obesidade.

Essa doença pode ser a mola propulsora para o desenvolvimento de várias outras doenças e distúrbios de alto risco à saúde, como, por exemplo, Diabetes mellitus, hipercolesterolemia, complicações cardíacas, hipertensão arterial, problemas nas articulações (principalmente joelhos e coluna lombar, devido à sobrecarga de peso), apneia do sono, infertilidade em mulheres, impotência em homens, trombose venosa e depressão. Tais doenças muito favorecem a diminuição da expectativa de vida e a maioria delas não tem cura.

Além de lidar com as complicações de saúde, os obesos mórbidos estão rotineiramente sujeitos a outros problemas como discriminação, dificuldade para encontrar roupas com tamanho apropriado, dificuldades para realizar atividades básicas (sentar numa cadeira, passar em roletas de ônibus, amarrar os cadarços dos sapatos, fazer a própria higiene pessoal, manter relações afetivas e sexuais, trabalhar, etc.). Essas pessoas têm sensação de fadiga constante, pouca resistência física, fôlego curto e limitações de movimento.

O tratamento da obesidade mórbida é feito por meio de processo cirúrgico. Existem três tipos de cirurgia para isso:

  1. Cirurgias má-absortivas: consiste numa redução do tamanho do intestino delgado de modo a interromper a absorção de alimentos. Em termos quantitativos, esse tipo de cirurgia pode ser considerável (com perda de 60% a 70% do peso), no entanto, podem trazer outras sérias complicações de saúde.
  2. Cirurgias restritivas: redução do volume do estômago, antecipando a sensação de saciedade. A perda de peso, com este procedimento, pode chegar a 25% no primeiro ano de tratamento, porém, a partir do segundo ano, normalmente, o paciente tende a ganhar peso novamente.
  3. Cirurgias híbridas: redução do estômago e do intestino. A perda de peso com esta técnica pode chegar a 40% no primeiro ano de tratamento, mantendo esse padrão mesmo com o passar do tempo. Trata-se da técnica mais eficaz e, por isso, mais utilizada em todo o mundo.

Para potencializar os efeitos do tratamento, é válido adotar hábitos saudáveis de vida. Tomar bastante água pura durante o dia, fazer atividades físicas regularmente, evitar o consumo excessivo de alimentos artificiais, comer devagar e moderadamente, não ingerir líquidos durante a refeição e estabelecer horários regulares para alimentação são cuidados básicos não só para combater a obesidade, mas também para manter o peso ideal.

Referências:
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?303
http://www.obesidademorbida.med.br/obesidade_001.htm

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!