Síndrome Coronariana Aguda

A síndrome coronariana aguda (SCA) consiste em qualquer grupo de sintomas atribuídos à oclusão das artérias coronarianas. O principal sintoma observado em SCA é a dor no peito, que comumente irradia para o braço esquerdo, podendo vir associados à sudorese, náuseas e dispneia.

Tipicamente, a SCA ocorre como resultado de uma das situações seguintes:

  • Angina instável;
  • Os dois tipos de infarto do miocárdio.

Embora, em termos de patologia a SCA esteja quase sempre relacionada à trombose coronária, também pode ser consequente do uso de cocaína. Além disso, a SCA também pode ser desencadeada por um estresse fisiológico, que faz com que haja uma maior exigência sobre o coração.

O quadro clínico da SCA caracteriza-se por dor no peito, queimação ou constrição, tipicamente com localização retroesternal, podendo irradiar-se para extremidades superiores, ombro ou mandíbula. A dor causada pelo infarto é similar à da angina; todavia, apresenta maior duração e maior intensidade. Juntamente, pode haver sudorese, náuseas, vômito, dispneia e palpitações. Alguns pacientes podem sentir palpitações, ansiedade ou uma sensação de morte iminente.

Pacientes idosos ou diabéticos podem ter infarto agudo do miocárdio sem apresentarem dor, sendo que as manifestações clínicas podem ser descompensação de insuficiência cardíaca e síncope.

O diagnóstico pode ser feito através de alguns exames, como eletrocardiograma, exames de imagem (como radiografias torácicas) e exames de sangue.

Geralmente a SCA é resultante de um dano às artérias coronárias por aterosclerose. A prevenção desta última é feita controlando-se os fatores de risco, por meio de uma alimentação saudável, prática de exercícios físicos, evitar fumo, controlar colesterol, diabetes e a hipertensão.

O tratamento habitual de pacientes com SCA é feito com aspirina, nitroglicerina e, caso haja a persistência do desconforto no peito, morfina.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADndrome_Coronariana_Aguda
http://www.2gse.cbmerj.rj.gov.br/documentos/Protocolo%20UPAs%2024h/Cap_47.pdf
http://emedicine.medscape.com/article/1910735-overview

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.