Trombose do Seio Cavernoso

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Doenças
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A trombose do seio cavernoso consiste na obstrução de uma grande veia situada no seio cavernoso (base do cérebro), comumente decorrente de infecções cutâneas na face e sinusites.

Os seios da face mais acometidos incluem os seios etmoidal, esfenoidal e maxilar, bem como a pele da metade superior da face (ao redor dos olhos e nariz). A maior parte dos casos é causada por infecções pelo patógeno Staphylococcus aureus. Além disso, pode ter como agente etiológico o Staphylococcus epidermidis, estreptococos, bacilo gram negativos e anaeróbios. Mais raramente, pode ser decorrente de infecções fúngicas como Mucormicose rinocerebral, e também vírus, como o HIV. Outros fatores não infecciosos também estão envolvidos no aparecimento de trombose do seio cavernoso, como traumas, tumores e aneurisma.

A sintomatologia costuma surgir abruptamente e inclui cefaleia, febra e piora do estado geral. Além disso, pode haver o acometimento de estruturas que passam pelo seio cavernoso, como os vários nervos cranianos, podendo resultar em oftalmoplegia, midríase, perda do reflexo córneo-palpebral e redução da sensibilidade na metade superior da face ipsilateral à lesão.

O diagnóstico é feito por meio da identificação do agente etiológico. São colhidas amostras de sangue e de secreções para cultura. A ressonância magnética e a tomografia computadorizada da face também é útil para descarta outros transtornos que levem a um quadro clínico similar.

O diagnóstico diferencial engloba:

O tratamento visa combater o agente etiológico. Quando for decorrente de uma infecção bacteriana, como é na maior parte dos casos, é feito por meio do uso de antibióticos. Além disso, é necessário fazer um tratamento de suporte.

Fontes:
http://www.medcenter.com/medscape/content.aspx?id=371&langtype=1046
http://www.scielo.br/pdf/abo/v65n3/11598.pdf
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-282X1999000400017
http://www.manualmerck.net/?id=245&cn=2041

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!