Amensalismo

Por Guilherme Kalid
Categorias: Ecologia, Relações Ecológicas
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

As relações ecológicas estão presentes dentro dos ecossistemas que nós conhecemos, algumas podem ser benéficas para um ou mais organismos envolvidos, enquanto outras podem ser maléficas. O amensalismo ou antibiose é uma das relações ecológicas em que apenas um dos seres é beneficiado, portanto o outro organismo envolvido será prejudicado. De forma simples, uma espécie é inibida enquanto a outra não é afetada.

Quando lidamos com organismos vivos que prejudicam outros organismos para sobreviverem, a primeira impressão que temos é que eles são ruins, e é uma impressão falsa. Toda e qualquer interação entre os organismos vivos que tenha o objetivo de sobrevivência da espécie é fruto de um longo período de evolução, e são essenciais para o equilíbrio do planeta. Ter em mente o funcionamento básico de uma cadeia alimentar ajudaria a lidar e entender melhor com esse tipo de situação.

Fato é, que o organismo que faz amensalismo está prejudicando outras espécies, por isso a relação é considerada negativa, mas esse organismo precisa realizar esse tipo de interação para manter viva sua espécie. É um processo natural e de sobrevivência.

Os organismos praticantes de antibiose irão produzir substâncias tóxicas que prejudicarão o organismo hospedeiro ou amensal. Essas substâncias tóxicas impedem que o ciclo de vida natural dos organismos amensais seja cumprido, eles não conseguem se desenvolver e se reproduzir, a competição por espaço e matéria orgânica se torna injusta.

Os principais praticantes da antibiose são as plantas, mas animais de grande porte e insetos também podem ser considerados praticantes de antibiose.

A seguir alguns exemplos de antibiose:

Nos ambientes marinhos e de água doce existe um problema chamado maré vermelha ou bloom de algas, que se caracteriza pela presença de grande quantidade de microrganismos dinoflagelados, e que devido a condições climáticas apropriadas se reproduzem rapidamente, mudando o aspecto da região aquática. O principal efeito desse fenômeno é o alto número de mortalidade dos animais dessas regiões, espécies de peixes marinhos e costeiros, aves, mamíferos marinhos (principalmente o peixe-boi), e muitos outros organismos. Existem estudos que apontam a maré vermelha como um fenômeno natural e estudos que apontam a maré vermelha como um problema antrópico.

A maré vermelha seria um fenômeno muito bonito, se não fosse a grande quantidade de animais afetados por essas toxinas.

Referências:
https://en.wikipedia.org/wiki/Red_tide#Causes
https://es.wikipedia.org/wiki/Amensalismo
https://global.britannica.com/science/amensalism
http://www.bookrags.com/research/amensalism-wob/#gsc.tab=0

Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!