Como estudar com pouco tempo

Precisa estudar, mas tem pouco tempo? Trabalho, rotina e afazeres complicam seus estudos? Fique tranquilo, pois vou ajudar você.

Neste artigo, aprenderá como estudar com pouco tempo no dia, descobrira as bases necessárias para garantir que seu aprendizado aconteça independente da rotina que tenha.

Antes de passar as estratégias é preciso esclarecer um item muito importante.

Aprenda a aproveitar melhor seu tempo de estudos. Foto: GaudiLab / Shutterstock.com

Para estudar com pouco tempo é preciso organização

Primeiro ponto e mais importante é ter uma rotina de estudo organizada. Não irei me aprofundar muito nesse ponto neste artigo, mas caso você ainda não esteja organizado recomendo que se organize o quanto antes.

Para isso é preciso inicialmente um plano de estudos onde tenha definido o tempo correta para se dedicar aos estudos e com isso facilitar o aprendizado.

Caso não tenha uma rotina definida ainda, recomendo que você assista meu vídeo onde passo 5 dicas para montar um plano de estudos perfeito:

Agora vamos as estratégias para estudar com pouco tempo.

Aproveite ao máximo na hora de estudar

Suponhamos que você tenha não mais que 2 horas por dia para estudar.

Primeira ação é aproveitar ao máximo esse tempo disponível, não fique se culpando ou chateado por não ter mais tempo, aproveite para se dedicar e conseguir assimilar a maior quantidade de conteúdo possível.

Durante esse tempo evite as distrações, faça um estudo focado e concentrado. Enquanto estuda aproveite para:

  • Escreva bastante. Sintetize as ideias da aula ou livro que está estudando;
  • Se envolva com o conteúdo, reflita sobre as ideias da aula, grife as partes importantes e as vezes até desenhe;
  • Responda perguntas, questões ou então crie perguntas para responder posteriormente.

Lembre-se que é mais importante estudar um pouco com qualidade, do que muito tempo, sem aprender nada.

Se o seu tempo for muito curto, estude apenas uma matéria por dia. Isso irá facilitar sua assimilação ao invés de você tentar estudar várias no pouco tempo que possui.

Ganhe tempo estudando nos horários livres

Aproveite alguns horários livres da sua rotina para reforçar e revisar os estudos.

Por exemplo, você pode aproveitar sua uma hora de almoço para fazer uma revisão do que você estudou no dia anterior. Isso ajudará a memorizar melhor o conteúdo e te colocará em um processo de imersão, facilitando o aprendizado.

Pode aproveitar o tempo que está em trânsito de um local para outro e colocar algumas aulas para escutar e servir como revisão dos conteúdos estudados.

Se mantiver essa rotina de estudo focado, revisão em outros horários e foco em uma matéria por vez, seu pouco tempo de estudo irá te gerar um excelente resultado.

Um conselho importante para estudar com pouco tempo

Uma das coisas mais importantes quando se tem muitos afazeres na rotina e ainda precisa estudar é desenvolver uma disciplina sólida de estudo.

Às vezes, o estresse, cansaço podem acabar levando a querer deixar de estudar e ficar no sofá assistindo televisão ou mexendo nas redes sociais, não faça isso. Não se engane, dessa forma seus objetivos e metas deixam de ser prioridade.

Disciplina significa se forçar a fazer aquilo que considera importante, por isso, lembre dos motivos de estar se dedicando diariamente, isso vai ajudar a continuar firme estudando todos os dias.

O mais importante quando falamos em disciplina e estudo é conseguir fazer isso todos os dias, até que se torne um hábito sólido.

Conclusão

Espero que as estratégias que acabou de aprender aqui ajudem a aproveitar melhor seu tempo e garantir seu aprendizado.

Lembre que todas estas estratégias devem ser colocadas em prática para que o efeito e os resultados apareçam.

Como dica final, recomendo que comece agora! Não espere e nem procrastine, simplesmente comece agora mesmo e caminhe rumo aos seus objetivos.

Leia também:

Arquivado em: Educação