Pólos magnéticos da Terra

Mestra em Geografia (Unicamp, 2017)
Bacharela em Geografia (USP, 2014)
Licenciada em Geografia (UEL, 2009)

Os polos magnéticos da Terra são os pontos de ondem parte e para onde convergem as linhas de indução do campo magnético da Terra. Os polos magnéticos da Terra são utilizados como referência para geolocalização desde o século I aC, quando a bússola foi criada pelos chineses.

O que são polos magnéticos?

Os polos magnéticos correspondem aos pontos de um ímã para onde as linhas de indução magnéticas partem e para onde convergem, formando um campo magnético. Esses polos são chamados de polo sul e polo norte do campo magnético.

Por que o Planeta Terra possui polos magnéticos?

Em virtude de seu núcleo constituído de ferro e níquel energizado, o Planeta Terra atua como um gigantesco ímã, de forma que os Polos Magnéticos da Terra correspondem aos locais da superfície terrestre para onde as linhas de indução magnética partem e convergem.

Onde estão localizados os polos magnéticos no Planeta Terra?

No Planeta Terra o polo norte magnético está localizado próximo ao polo sul geográfico e o polo sul magnético, para onde as linhas de indução convergem, está localizado próximo polo norte geográfico. Observe na figura:

Representação dos polos magnéticos da Terra e suas linhas de indução. Ilustração: Siberian Art / Shutterstock.com

Ou seja, existe uma inversão entre os polos magnéticos e geográficos. O hemisfério norte foi assim denominado por razões históricas, sem qualquer relação com o campo magnético da Terra. Como a agulha imantada de uma bússola aponta sempre para onde convergem as linhas de indução desse campo magnético, ou seja, para o polo norte geográfico e polo sul magnético, é comum ouvirmos dizer que existem dois nortes: o geográfico e o magnético. Mas, na verdade, quando nos referimos ao “norte” apontado pela agulha de uma bússola estamos nos referindo ao polo sul do campo magnético da Terra.

Os polos magnéticos não são fixos

Diferente dos polos geográficos, que são fixos, os polos magnéticos da Terra estão se movimentando constantemente. Os cientistas acreditam que o fenômeno esteja ligado ao próprio movimento do núcleo externo, responsável por criar o campo magnético da Terra.

Como os sistemas de geolocalização orientam-se pelos polos magnéticos, é necessário monitorar as alterações na localização dos polos. Atualmente, o polo sul tem caminhado em média 55 km por ano, indo do Canadá – onde encontra-se atualmente – em direção a Sibéria, na Rússia.

Arquivado em: Eletromagnetismo