Lei de Dollo

Também conhecida como lei da irreversibilidade da evolução, a lei de Dollo defende a teoria de que a evolução é irreversível, ou seja, tudo aquilo que se perdeu ao longo do processo evolutivo, jamais ressurgirá. Essa teoria foi proposta pelo naturalista belga Louis Antoine Marie Joseph Dollo.

Durante o processo de evolução, a espécie passa por uma gama de mudanças que a caracterizam. Dollo afirma que tais características, uma vez perdidas, nunca reaparecerão naqueles indivíduos e tampouco em outras linhagens.

A teoria de Dollo tem gerado acirradas discussões aos cientistas modernos, pois há os que concordam com o naturalista belga, e os que discordam apoiando as hipóteses de atavismos, ou seja, o ressurgimento de características tidas como perdidas pela espécie.

Alguns cientistas defensores dos atavismos afirmam que esses genes responsáveis por caracteres no organismo não são propriamente perdidos e sim silenciados, adormecidos, e que, no decorrer das “peripécias evolutivas”, tais genes retomam seu desenvolvimento, reaparecendo no organismo em questão.

Além disso os atavismos são largamente confundidos com as estruturas vestigiais, que são estruturas do organismo que se mantêm desde a origem da espécie, no entanto, sob uma forma degenerada e sem desempenhar sua função normal. Um exemplo disso são os dentes do siso nos seres humanos, de acordo com estudos evolucionistas, nós seres humanos perdemos a necessidade de desenvolver esse dente devido à pouca mastigação de alimentos duros, ao contrário dos nossos ancestrais, que tinham os quatro dentes do siso para auxiliá-los a mastigar.

Richard Dawkins, no seu livro O Relojoeiro Cego diz que a lei de Dollo em suma, nada mais é que uma teoria de improbabilidade estatística, ou seja, é estatisticamente improvável que uma espécie trace os mesmos caminhos evolutivos e passe a desenvolver os genes responsáveis por certos aspectos perdidos com o passar do tempo.

Apesar dos amplos debates sobre lei de Dollo e atavismo, até nos dias atuais, a ciência ainda não chegou a um consenso e tal assunto ainda divide a opinião dos estudiosos.

Referências
http://books.google.com.br/books?id=4TFqfgjyfU8C&pg=PA144&dq=lei+de+dollo&hl=pt-BR&ei=nqMITvyaLqLL0QHylYHVDQ&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=1&ved=0CDAQ6AEwAA#v=onepage&q=lei%20de%20dollo&f=false
http://www.jn.pt/search/SearchResults.aspx?u=37841&o=DateDescending&PageIndex=18
http://www.infopedia.pt/$especies-em-vias-de-extincao

Arquivado em: Evolução