Ecocardiograma

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Exames Médicos
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

O ecocardiograma, também chamado de ecocardiografia, trata-se de um meio de diagnóstico não invasivo, utilizado para determinadas patologias cardíacas.

Este exame utiliza ondas de ultra-som para criar imagens do coração, fornecendo ao médico detalhes sobre o mesmo, como tamanho, forma e modo como as válvulas e câmaras estão trabalhando. Além disso, o ecocardiograma também é capaz de identificar se alguma área do músculo cardíaco não está funcionando adequadamente, em decorrência do baixo fluxo sanguíneo ou lesão resultante de ataques cardíacos prévios.

Esta forma de exame de diagnóstico é comumente utilizada na investigação de sopro cardíaco, na presença de palpitações, síncope, falta de ar, dor torácica, ou portadores de diferentes patologias cardíacas (infarto do miocárdio, insuficiência cardíaca, doença das válvulas, anomalias congênitas, entre outras).

Ecocardiograma. Foto: PIJITRA PHOMKHAM / Shutterstock.com

Existe um tipo de ecocardiografia que utiliza ultra-som Doppler, capaz evidenciar o fluxo de sangue através das câmaras e válvulas cardíacas. Existem três modalidades de Doppler:

Existem diferentes modalidades de ecocardiografia, que são:

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ecocardiografia
http://www.clinicacdc.com.br/ecocardiograma/

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!