Exercícios de História do Brasil

Selecionamos as questões dos vestibulares mais importantes do país para elaborar este banco de exercícios de História do Brasil.

Exercício 1: (UFSC 2012)

Sobre os artistas, cientistas, viajantes e exploradores europeus presentes no Brasil, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).


Exercício 2: (UDESC 2015/2)

Sobre os ciclos de exploração econômica no Brasil, assinale a alternativa correta.


Exercício 3: (UFRGS 2016)

Considere as seguintes afirmações sobre a construção histórica da identidade nacional brasileira.

I - A nacionalização da língua falada no Brasil e a busca por uma literatura brasileira autônoma foram tarefas assumidas pelos escritores ligados ao Romantismo, entre os quais se destacam Gonçalves de Magalhães, Gonçalves Dias e José de Alencar.
II - A expressão “Brasil, ame-o ou deixe-o” foi difundida durante o governo de D. Pedro I como propaganda contra os ideais restauradores do Partido Português, que defendia o retorno do Brasil à condição de Vice-Reino de Portugal.
III - Um dos traços marcantes do modernismo dos anos 1920 foi propor um nacionalismo crítico em que se conjugava a tradição cultural do Brasil com as vanguardas artísticas europeias, enfatizando a mestiçagem e o caráter híbrido da formação nacional brasileira.

Quais estão corretas?


Exercício 4: (UFRGS 2016)

Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, sobre a história do Brasil contemporâneo.

( ) A expressão “Pacote de Abril” refere-se ao conjunto de decretos editados durante o governo Geisel que adiou para 1982 a eleição indireta para governadores, modificou a composição do colégio eleitoral e reforçou a presença do partido governista (ARENA).
( ) O governo de José Sarney foi marcado pela aprovação do mandato presidencial de quatro anos, pelo controle rígido da inflação com o Plano Cruzado e pela estatização das telecomunicações no Brasil.
( ) O Brasil passou por um processo de integração política, social e econômica com países da América Latina, após o período da transição democrática e da definição de uma nova carta constitucional em 1988.
( ) A estabilidade monetária alcançada a partir do governo de Itamar Franco foi a principal causa para o fim dos conflitos fundiários no Brasil, na década de 1990, contexto de democratização de acesso à terra.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:



Mais exercícios de áreas específicas: