Questões da prova Acafe 2015/2

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular Acafe 2015/2. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 31:

Ao se cadastrar em um portal eletrônico de compras, o usuário deve criar uma senha pessoal formada por 3 letras entre as 26 do alfabeto, seguidas por 4 algarismos.

Sorteando-se ao acaso uma dessas senhas, a probabilidade que ela contenha apenas algarismos pares é:


Questão 32:

Fazendo-se uma rotação completa da região limitada pelo trapézio retângulo da figura abaixo em torno do lado AB, obtém-se um sólido de bases paralelas cujo volume é igual a 1720π cm³.

A medida (em cm) do lado AB é um número:


Questão 33:

A análise dimensional tem sua grande utilidade na previsão, verificação e resolução de equações que relacionam as grandezas físicas garantindo sua integridade e homogeneidade. Na equação dimensionalmente  correta P=QRS, P é a potência, Q é o peso por unidade de volume e S é a longitude.

A unidade de R correta é:


Questão 34:

A física do voo de um avião envolve basicamente quatro forças: a força de sustentação (S ) que sustenta o avião no ar, a força peso ( p ) aplicada pela Terra puxando o corpo para baixo, a força de arrasto ou resistência do ar (R ) aplicada pelo ar no sentido contrário ao movimento e a força de tração (T ) que é aplicada pelo motor e possibilita que o avião atinja a velocidade necessária para o voo.

Dessa forma, assinale a alternativa correta sobre a relação entre essas forças quando um avião sobe com certa inclinação e velocidade constante, como mostra a figura.

 


Questão 35:

Uma menina de 40 kg de massa está brincando de balanço quando seu irmão, de massa 20 kg, coloca-se no caminho do balanço, como mostra a figura. A menina alcança a altura máxima (ponto A) de 2,3 m do solo e começa a descer passando pelo ponto mais baixo de sua trajetória (ponto B), a 0,50 m do solo, agarrando seu irmão e levando-o consigo.

Desconsidere a resistência do ar, as massas que compõem todo o conjunto do balanço e as perdas por atrito para analisar as afirmações abaixo, colocando V para verdadeiro e F para falso.

( ) A quantidade de movimento da menina não se altera após agarrar seu irmão.
( ) Após a menina agarrar seu irmão o balanço oscilará entre alturas máximas menores que 2,3 m.
( ) Haverá conservação da quantidade de movimento do sistema formado pela menina e seu irmão.
( ) O impulso aplicado pela menina em seu irmão é o dobro do impulso que o irmão aplica sobre a menina no momento que se unem (colisão).
( ) A força resultante sobre o sistema formado pela menina e seu irmão é diferente de zero na altura máxima de oscilação.

A sequência correta, de cima para baixo, é:


Questão 36:

O retroprojetor é um aparelho simples e funcional utilizado para projeção de imagens, ainda utilizado em algumas escolas. A base do funcionamento do retroprojetor consiste na projeção e ampliação de uma imagem sobre um anteparo (tela ou parede) com utilização de uma lente convergente.

Um estudante resolveu fazer uma versão caseira de um retroprojetor utilizando uma placa de vidro, uma lente convergente, um espelho e uma lanterna para projetar a imagem de uma seta na parede (veja a figura).

Considere a distancia focal da lente de 30 cm e a distância entre a lente e o espelho (dLE) de 35 cm.

A distância correta, em cm, entre o espelho e o anteparo (dEA) para que a imagem da seta seja 3 vezes maior que ela é:


Questão 37:

“Estudos já provaram que os cegos podem usar os sons e ecos para ajudar na locomoção. Mas pesquisas recentes mostraram que essa habilidade, conhecida como ecolocalização, pode ser estimulada inclusive em pessoas que não tem deficiência visual para identificar objetos graças à reverberação sonora”.

Fonte: RFID Journal Brasil. Disponível em: http://www.portugues.rfi.fr/geral/20150107-saiba-como-cegosusam-eco-para-se-locomover. Acesso em: 29 de maio de 2015.

A informação acima aborda do uso da reflexão do som para ajudar na ecolocalização. A reflexão do som mais conhecida é o eco, porém, temos a reverberação e o reforço.

Considere os conhecimentos de acústica para assinalar a alternativa correta que completa as lacunas a seguir.

A reflexão do som não pode acontecer ______, pois o som é uma onda __________ e a reflexão chamada _________ ocorre quando a diferença do tempo entre o som emitido e refletido, percebido por uma pessoa, é superior a 0,1 s.


Questão 38:

Um para-raios é uma haste de metal, geralmente de cobre ou alumínio, destinado a dar proteção às edificações, atraindo as descargas elétricas atmosféricas (os raios) e desviando-as para o solo através de cabos de pequena resistência elétrica.

Considerando o exposto, assinale a alternativa correta que completa as lacunas da frase a seguir.

O funcionamento do para-raios é baseado na ______________ e no ________________.


Questão 39:

Numa brincadeira de criança um imã é quebrado em três partes, conforme a figura abaixo.

Assinale a alternativa correta que indica a nova situação das extremidades.


Questão 40:

O tetramisol é uma mistura racêmica onde o isômero óptico levogiro (chamado de levamisol) pode ser utilizado como princípio ativo de medicamentos para o tratamento de parasitoses.

Baseado nas informações fornecidas e nos conceitos químicos, analise as afirmações a seguir.

I - Mistura racêmica pode ser definida como a mistura dos isômeros ópticos em quantidades equivalentes, sendo um dextrogiro e outro levogiro.
II - Utilizando-se de técnicas apropriadas, no polarímetro, o levamisol desvia o plano da luz polarizada para a esquerda.
III - Na combustão completa do tetramisol libera apenas CO2 e água.
IV - Utilizando-se de técnicas apropriadas, no polarímetro, o tetramisol não desvia o plano da luz polarizada.

Assinale a alternativa correta.


Páginas: 1 2 3 [4] 5 6 7