Questões da prova Acafe 2015/2

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular Acafe 2015/2. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 51:

A Genética se dedica a estudar os genes que, por sua vez, trata da hereditariedade. A essência da genética clássica originou-se dos trabalhos de Mendel publicado em 1866, com data de 1865, os quais foram considerados inicialmente controversos.

Sobre o tema, analise as afirmações a seguir.

I - As características ditas qualitativas são, de modo geral, determinadas por muitos genes situados em vários loci, são muito influenciadas pelo ambiente e apresentam variação contínua, o contrário daquelas chamadas características quantitativas que são descontínuas e pouco influenciadas pelo ambiente.
II - As sequências de DNA codificantes são chamadas de éxons. Elas são intercaladas por regiões não codificantes, chamadas de íntrons. Estes íntrons, inicialmente transcritos em um transcrito primário, no núcleo são removidos em um processo denominado splincing.
III - A probabilidade de um casal heterozigoto para uma dada característica ter, seguidamente, duas meninas homozigotas é 1/64.
IV - Gene é uma sequência de nucleotídeos distintos que fazem parte de um cromossomo. Cada gene codifica uma determinada sequência de uma cadeia polipeptídica.
V - Cromossomos homólogos são cromossomos que formam pares, nos quais um é de origem materna (óvulo) e o outro, origem paterna (espermatozoide). Nesses cromossomos encontram-se os genes alelos, que ocupam a mesma posição nos cromossomos homólogos e são responsáveis por determinar uma mesma característica.

Assinale a alternativa correta.


Questão 52:

Cadastro Ambiental Rural é prorrogado até maio de 2016

O governo federal estendeu até maio de 2016 o prazo para a inclusão de imóveis no Cadastro Ambiental Rural (CAR). O prazo terminaria na próxima quarta-feira (06/05). O anúncio foi feito nesta segunda-feira (04/05) pelos ministros Izabella Teixeira (Meio Ambiente) e Patrus Ananias (Desenvolvimento Agrário), durante entrevista coletiva. Por meio do sistema eletrônico do CAR, são identificadas em todos os imóveis rurais do país três áreas específicas: Áreas de Preservação Permanente; Áreas de Reserva Legal; e Áreas de Uso Restrito. O cadastro permite, assim, o conhecimento efetivo do passivo ambiental (o que deve ser recuperado) e o ativo florestal.
Fonte: Portal Brasil, 04/05/2015. Disponível em:http://www.brasil.gov.br/meio-ambiente/2015/05. Acesso em: 16/05/2015. Fragmento adaptado.

Acerca das informações apresentadas e dos conhecimentos relacionados ao tema é correto afirmar, exceto:


Questão 53:

A salga é um dos mais antigos meios de conservação de alimentos conhecido. Seu princípio está baseado no emprego do sal que, em concentração adequada, diminui ou até mesmo impede a decomposição do alimento, quer seja pela autólise, quer seja pela ação de microrganismos. Este processo está diretamente relacionado com a membrana plasmática (membrana celular).

Em relação ao tema é correto afirmar.


Questão 54:

Em 2015, a principal emissora de televisão do país, a rede Globo, completou 50 anos de existência.

Acerca dela e das outras grandes empresas brasileiras de mídia é correto afirmar, exceto:


Questão 55:

A recente crise institucional da Petrobrás remete a um dos temas mais complexos da economia mundial do século XX: a indústria petrolífera global.

Sobre esse setor e a participação da Petrobrás na mesma é correto afirmar, exceto:


Questão 56:

Caio Prado Jr e Sérgio Buarque de Holanda foram dois grandes historiadores brasileiros.

Acerca da História brasileira do século XX e da contribuição desses dois grandes expoentes da História é correto afirmar, exceto:


Questão 57:

Água, minérios e madeira são exemplos de três recursos naturais que tem preocupado cientistas e governos de todo o mundo. Escassez ou mesmo esgotamento são possibilidades reais.

Nesse sentido é correto afirmar, exceto:


Questão 58:

O colapso do socialismo no Leste europeu ocasionou profundas transformações políticas e sociais nos países que viviam sob a influência política do Estado soviético.

Nesse sentido é correto afirmar, exceto:


Questão 59:

Em 2015, completam-se 70 anos do fim da Segunda Guerra Mundial.

Acerca do ano de 1945 no contexto dessa guerra é correto afirmar, exceto:


Questão 60:

Sobre a economia do período colonial no Brasil é correto afirmar, exceto:


Páginas: 1 2 3 4 5 [6] 7