Questões da prova Acafe 2015/2

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular Acafe 2015/2. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 41:

Utilizando-se de técnicas apropriadas foi isolada uma amostra do isômero óptico levogiro chamado levamisol. Nessa amostra contém 2,94.1019 átomos de nitrogênio.

Dados: C: 12 g/mol, H: 1 g/mol; N: 14 g/mol; S: 32 g/mol. Número de Avogadro: 6.1023 entidades. Fórmula molecular do levamisol: C11H12N2S.

A massa dessa amostra é aproximadamente:


Questão 42:

O gás hélio é incolor, inodoro e monoatômico e quando inspirado pela boca tem o poder de distorcer a voz humana, tornando-a mais fina. Um frasco selado contendo gás hélio a 10 °C é aquecido até a pressão ser o dobro da inicial.
Dado: admita para o Hélio um comportamento de gás ideal.

A temperatura final é:


Questão 43:

Em um laboratório de química existem 4 frascos:

- frasco 1: água
- frasco 2: solução aquosa de CaCl2 0,3 mol/L
- frasco 3: solução aquosa de NaCl 0,3 mol/L
- frasco 4: solução aquosa de glicose 0,3 mol/L

Assinale a alternativa correta que contem a ordem crescente da pressão de vapor do solvente.


Questão 44:

No equilíbrio iônico da água, Kw é igual ao produto da concentração dos íons H+ e OH-. Kw pode sofrer variação em função da temperatura conforme mostrado na tabela abaixo.

Dado: log8 = 0,9

Baseado nas informações fornecidas e nos conceitos químicos é correto afirmar, exceto:


Questão 45:

Com base na classificação periódica dos elementos, analise as afirmações a seguir.

I - Na tabela periódica atual, os elementos estão dispostos em ordem crescente de massa atômica de tal modo que os elementos com propriedades químicas semelhantes estão em uma mesma coluna chamada família ou grupo.
II - O raio atômico do Selênio (Se) é maior que o raio atômico do Escândio (Sc).
III - A distribuição eletrônica do Rádio (Ra) no estado fundamental pode ser representada como: 88Ra = [Rn] 7s2.
IV - A energia de ionização do Ítrio (Y) é menor que a energia de ionização do Cádmio (Cd).

Assinale a alternativa correta.


Questão 46:

Acredita-se que o iodeto de prata pode ser utilizado no bombardeamento de nuvens para indução de chuva. Calcule a solubilidade do iodeto de prata em uma solução aquosa de iodeto de sódio de concentração 0,85 mol/L sob temperatura de 25 ºC.
Dado: Constante do produto de solubilidade do iodeto de prata: 8,5.10-17 a 25 ºC.

A alternativa correta é:


Questão 47:

Brasil pode enfrentar falta de água

Dono do maior potencial hídrico do planeta, o Brasil corre o risco de, em 2015, ter problemas de abastecimento de água em mais da metade dos municípios. O diagnóstico está no Atlas Brasil – Abastecimento Urbano de Água, lançado pela Agência Nacional de Águas (ANA). O levantamento mapeou as tendências de demanda e oferta de água nos 5.565 municípios brasileiros e estimou em R$ 22 bilhões o total de investimentos necessários para evitar a escassez. (Adaptada)
Fonte: O Progresso, 16/05/2015. Disponível em: http://www.progresso.com.br/caderno-a/brasil-mundo

Sobre o tema, analise as afirmações a seguir e marque com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A poluição orgânica proveniente dos centros urbanos e atividades agropecuárias geram uma variedade de efeitos sobre os recursos hídricos continentais, os quais são fundamentais para o abastecimento público das populações. Isso resulta na deterioração da qualidade da água, causada pelo fenômeno da eutrofização.
( ) Com relação aos recursos hídricos, a legislação brasileira é uma das mais inovadoras em todo o mundo. Porém, o uso irracional (desperdício), contaminação e poluição, aliado ao crescimento populacional mundial são agravantes em relação aos problemas de abastecimento da água.
( ) A água é indispensável para a vida humana, representando cerca de 60% a 65% do peso de um adulto e tendendo a aumentar esta proporção com o aumento da idade. Essa porcentagem varia em cada tipo de tecido, dependendo do metabolismo celular.
( ) Dentre as principais funções da água no corpo humano, pode-se destacar sua participação em reações químicas, no controle da temperatura do corpo e no transporte de nutrientes.
( ) A maioria das doenças transmitidas pela água é causada por organismos presentes em reservatórios de água doce, habitualmente após contaminação dos mesmos por fezes humanas ou de animais. A transmissão do agente infeccioso através da água pode ocorrer pelo contato com a pele durante o banho ou pela ingestão da mesma.

A sequência correta, de cima para baixo, é:


Questão 48:

Estudo liga dores crônicas na coluna a “defeito” na evolução

Um novo estudo afirma que pessoas com problemas na coluna lombar podem tê-los "herdados" de um defeito ocorrido ao longo do processo de evolução. Segundo cientistas, essas pessoas teriam uma coluna em formato mais parecido com a de chimpanzés, o mais próximo ancestral humano.

Um “nó” nos discos da coluna deixa o alinhamento das vértebras mais parecido com o dos animais do que com as vértebras normais de humanos. Os cientistas acreditam que uma lesão tivesse feito com que a coluna evoluísse de forma diferente em pessoas, conforme o ser humano evoluía para caminhar sobre duas pernas.
Fonte: BBC, 27/04/2015. Disponível em: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2015

Acerca do tema é correto afirmar, exceto:


Questão 49:

Entre as organelas celulares presentes nas células eucarióticas encontram-se as mitocôndrias. Elas são responsáveis pela produção de energia no interior da célula, sendo bastante numerosas principalmente em células onde a demanda por energia for muito grande, como por exemplo, células nervosas.

Acerca das informações acima e dos conhecimentos relacionados ao tema, analise as afirmações a seguir.

I - O ATP, ou adenosina trifosfato, é a molécula responsável por maior parte das trocas energéticas a nível celular num organismo, catalisando reações, ativando proteínas e enzimas. Essa molécula consiste numa adenosina (formada a partir da base azotada adenina, ligada a uma pentose) ligada a três grupos fosfato.
II - A fotossíntese e a respiração são os processos mais importantes de transformação de energia dos seres vivos, mas a fermentação e a quimiossíntese também são processos celulares de transformação de energia em alguns seres vivos.Na fermentação, a energia liberada nas reações de degradação é armazenada em 38 ATPs, enquanto na respiração aeróbica e anaeróbica são armazenados 2 ATPs.
III - Metabolicamente falando, a fotossíntese e a respiração são reações inversas. A matériaprima utilizada para reação da fotossíntese (os reagentes CO2 e H2O) são os produtos da reação da respiração. O inverso também é verdadeiro, ou seja, a matéria-prima utilizada para a reação da respiração (os reagentes C6H12O6, O2 e H2O) são os produtos da reação da fotossíntese.
IV - A degradação da glicose na respiração celular se dá em três etapas fundamentais: glicólise, ciclo de Krebs e cadeia respiratória. A glicólise e a cadeia respiratória ocorrem no hialoplasma da célula, enquanto o ciclo de Krebs ocorre no interior das mitocôndrias.
V - A fotossíntese ocorre em duas grandes etapas, que envolvem várias reações químicas: a primeira é a fase clara (também chamada de fotoquímica) e a segunda é a fase escura (também conhecida como fase química).

Todas as afirmações corretas estão em:


Questão 50:

A palavra doença vem do termo em latim dolentia que significa “sentir dor, afligir-se, queixoso”. A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica doença como a ausência de saúde.

A respeito das doenças causadas por microrganismos é correto afirmar:


Páginas: 1 2 3 4 [5] 6 7