Questões da prova Acafe 2015/2

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular Acafe 2015/2. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 61:

A dinâmica da natureza esculpe o espaço natural, edificando e reconstruindo ao longo do tempo histórico do planeta. Porém, esse mesmo espaço natural é alterado pelas ações humanas. Mesmo com toda a tecnologia, as atividades humanas ainda são influenciadas por fenômenos naturais.

Tendo em vista o exposto acima, todas as alternativas estão corretas, exceto a:


Questão 62:

“As projeções cartográficas permitem representar uma superfície curva em uma superfície plana. (...) Mas a representação nunca será perfeita. Teremos sempre uma deformação...”
Fonte: ALMEIDA, Lúcia M.A. de; RIGOLIN, Tércio Barbosa. Fronteiras da globalização: o mundo natural e o espaço humanizado. 2.ed. – São Paulo: Ática, 2014.

Considere o mapa a seguir:

Fonte: Atlas Geográfico Escolar/IBGE. Rio de Janeiro: IBGE, 2002. In: SERRANO; WALDMAN, 2007 (adaptado).

Sobre as projeções cartográficas e tendo como base o mapa acima é correto afirmar, exceto:


Questão 63:

A crosta terrestre é formada por placas tectônicas que se movimentam em várias direções. O mês de abril de 2015 apresentou fenômenos relacionados à movimentação dessas placas tectônicas.

Sobre essas placas e os fenômenos originados, todas as alternativas estão corretas, exceto a:


Questão 64:

Com cerca de 95.000 km², Santa Catarina apresenta 6.248.436 habitantes de acordo com o IBGE/2010. O estado é agraciado pelas condições naturais da sua terra, expressas na paisagem, nos sotaques e culturas.

Sobre o estado catarinense, todas as alternativas estão corretas, exceto a:


Questão 65:

“...Veio, então, uma seca intensa e duradoura de 1877 a 1879, que resultou em trágica mortandade da região com estimativa de cerca de 500.000 óbitos. Foi a partir desse choque que atingiu a sociedade brasileira que começou uma busca de soluções estruturais (Campos & Studart 1997). Foi nessa seca, que se atribui a Dom Pedro II a frase: “venderei a última pedra da minha coroa antes que um nordestino venha a morrer de fome”.
Fonte: <http://www.abc.org.br/IMG/pdf/doc-811.pdf>. Acessado em: 13/05/2015.

O texto aponta a região do Nordeste brasileiro. Sobre essa região é correto afirmar, exceto:


Questão 66:

O geógrafo Milton Santos, ao refletir sobre a atual globalização, chama atenção para a produção de um discurso único sobre o mundo em que vivemos, denominado por ele de “o mundo tal como nos fazem vê-lo”.

Com base na reflexão do autor, todas as alternativas exemplificam a perspectiva de mundo apontada, “o mundo tal como nos fazem vê-lo”, exceto a:


Questão 67:

O mapa abaixo representa os Domínios Morfoclimáticos do Brasil.

Fonte: AB'SÁBER, Aziz Nacib. Os Domínios de Natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003. p. 32-33. Disponível em http://www.geografiaparatodos.com.br/,. Acessado em 20/05/2015.

Considerando as características dos domínios morfoclimáticos e as informações fornecidas no mapa é correto afirmar, exceto:


Páginas: 1 2 3 4 5 6 [7]