Questões da prova PUC-SP 2018/1

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular PUC-SP 2018/1. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 11:

A ocorrência do eclipse da figura só foi possível porque a Lua, além de estar alinhada com o Sol e a Terra, estava na fase:


Questão 12:

Um objeto cúbico, maciço e homogêneo, de massa igual a 1500 g, está em repouso sobre uma superfície plana e horizontal. O coeficiente de atrito estático entre o objeto e a superfície é igual a 0,40. Uma força F, horizontal à superfície, é aplicada sobre o centro de massa desse objeto.

Que gráfico melhor representa a intensidade da força de atrito estático Fatrito em função da intensidade F da força aplicada? Considere as forças envolvidas em unidades do SI.


Questão 13:

Uma determinada massa de gás perfeito está contida em um recipiente de capacidade 10,0 litros, sob pressão de 3,5 atm e temperatura inicial de 25,0 ºC. Após sofrer uma transformação isocórica, sua pressão aumenta para 7,0 atm.

Determine a variação de temperatura da massa de gás, nas escalas Celsius e Fahrenheit, respectivamente, devido a essa transformação.


Questão 14:

Num dia de temperatura igual a 25 ºC, uma forte descarga elétrica atingiu a ponta de captação central de um para-raios durante 1,2 x 10-4 segundos, provocando a fusão de 400 g de sua massa que é de cobre.

Determine, em gigawatts, a potência média aproximada dessa descarga elétrica.


Questão 15:

Entre uma superfície metálica e uma bobina de Tesla é estabelecida uma diferença de potencial de 2,0.106V que produz uma descarga elétrica de intensidade 2,0.104A em um intervalo de tempo de 1ms. Supondo que 5% da energia liberada por essa descarga pudesse ser armazenada e integralmente utilizada para produzir uma variação de 20 ºC na temperatura da água contida em um recipiente de paredes adiabáticas e de capacidade térmica desprezível, determine quantos litros de água haveria no recipiente.


Questão 16:

Por uma luva de redução de PVC, que fará parte de uma tubulação, passarão 180 litros de água por minuto. Os diâmetros internos dessa luva são 100 mm para a entrada e 60 mm para a saída da água.

Determine, em m/s, a velocidade aproximada de saída da água por essa luva.


Questão 17:

Considere dois espelhos esféricos, um côncavo e outro convexo, que obedeçam às condições de nitidez de Gauss. Esses espelhos possuem, em módulo, a mesma distância focal. De um objeto situado a uma distância P1 da superfície refletora do espelho convexo, é conjugada uma imagem cujo aumento linear transversal é igual a ¾.

Determine o módulo da relação P2/P1, para que, quando esse mesmo objeto estiver distante P2 da superfície refletora do espelho côncavo, seja obtido o mesmo aumento linear em módulo.


Questão 18:

Duas esferas metálicas idênticas, de massas iguais a 1 kg, são disparadas simultaneamente do alto de uma plataforma de 3 m de altura em relação ao solo. A plataforma é retirada após os lançamentos. A esfera 1 é lançada verticalmente para cima com velocidade de módulo igual a 3 m/s. A esfera 2 é disparada obliquamente com velocidade de módulo igual a 20 m/s, formando 30º com o plano horizontal.

Determine, em relação ao solo, as energias potencial gravitacional e cinética, respectivamente, da Esfera 1, no exato momento em que a Esfera 2 atinge a altura máxima de seu movimento. Despreze o atrito com o ar.


Questão 19:

Observe a figura abaixo e assinale a alternativa INCORRETA.

Fonte: Ohara Augusto. Radicais livres bons, maus e naturais. Ed. Oficina de textos, 2006.


Questão 20:

O 2,4,6-trinitrotolueno é um explosivo fabricado a partir da trinitração do tolueno. Baseado nessa informação, é CORRETO dizer que o grupo metil do tolueno é:


Páginas: 1 [2] 3 4 5 6 7 8