Questões da prova PUC-SP 2018/1

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular PUC-SP 2018/1. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 21:

Dados os valores de energia de ligação em kJ/mol e a reação a seguir, calcule o ΔH desse processo.

H2(g) + Cl2(g) → 2 HCl(g)


Questão 22:

No dia 13 de setembro desse ano, completaram-se 30 anos do acidente com o Césio - 137.

Observe a equação a seguir:


O X pode ser corretamente substituído por:


Questão 23:

As moléculas podem ser classificadas em polares e apolares. A polaridade de uma molécula pode ser determinada pela soma dos vetores de cada uma das ligações. Se a soma for igual a zero, a molécula é considerada apolar e, se a soma for diferente de zero a molécula é considerada polar. Para determinar essa soma, são importantes dois fatores: a eletronegatividade dos átomos presentes nas moléculas e a geometria da molécula. A figura abaixo representa quatro moléculas em que átomos diferentes estão representados com cores diferentes.

Assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA entre o número, a possível molécula, a geometria molecular e a polaridade, respectivamente.


Questão 24:

Considere as constantes de ionização dos ácidos fosfórico e fosforoso em solução aquosa a 25 ºC e analise as afirmações a seguir.

I – Considerando a fórmula estrutural do ácido fosforoso, apenas 2 átomos de hidrogênio estão ligados a átomos de oxigênio.
II – O ácido fosforoso possui a fórmula H3PO3 e, portanto, possui 3 hidrogênios ionizáveis.
III – O ácido fosfórico possui a fórmula H3PO2 e pode ser classificado como oxiácido e triácido.

Assinale a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).


Questão 25:

O resveratrol, molécula que protege contra males associados ao envelhecimento – como doenças cardiovasculares, osteoporose, formação de catarata e perda de memória –, é capaz também de reduzir o nível de glicose em pacientes com diabetes tipo 2.

O grande mérito da substância é que ela diminui o nível de glicose no sangue sem produzir os efeitos colaterais dos medicamentos para diabetes disponíveis no mercado.

Presente na uva e em plantas como a azedinha (Rumex acetosa), o resveratrol está na base de um novo fármaco contra diabetes desenvolvido por pesquisadores da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), sob a coordenação do químico André Souto.
Fonte: http://www.cienciahoje.org.br/noticia/v/lerid/1708/ n/inspirado_no_vinho

Observe a fórmula do resveratrol e assinale a alternativa CORRETA.


Questão 26:

Em relação à solubilidade de substâncias gasosas e sólidas em líquidos, foram feitas as seguintes afirmações:

I – Com o aumento da pressão de um gás sobre o líquido, a solubilidade do gás aumenta.
II – Quanto menor a temperatura, menor a solubilidade da maioria dos gases.
III – Todos os sólidos possuem maior solubilidade com o aumento da temperatura.
IV – Uma solução insaturada possui quantidade de soluto inferior ao coeficiente de solubilidade.

Assinale as afirmativas CORRETAS.


Questão 27:

As reações químicas podem ocorrer por adição, por decomposição, por simples troca ou dupla troca. Observe as misturas feitas nos itens I a IV.

Podemos afirmar que as reações que irão ocorrer por dupla troca com formação de precipitado, e por simples troca, respectivamente, são:


Questão 28:

Atribui-se aos pitagóricos a ideia de números figurados. Esses números expressam configurações geométricas e representam um elo entre a geometria e a aritmética.

A tabela mostra alguns desses números e suas respectivas expressões algébricas gerais, em que n é um número natural diferente de zero.

Sabendo que para determinado valor de n, o número pentagonal correspondente possui 3 unidades a menos que o número hexagonal, então, o valor do número oblongo que corresponde ao dobro do valor de n é:


Questão 29:

A função f (x) = (x/2)2 e a circunferência de centro C e equação (x – 2)2 + (y –2)2 = 8 se intersectam nos pontos P e O, sendo O a origem do sistema cartesiano, conforme mostra o gráfico.

A equação da reta s, tangente à circunferência no ponto P, pode ser dada por:


Questão 30:

A figura mostra um quadrado ABCD de 8 cm de lado, com os pontos E, F e G pontos médios dos segmentos DC, AE e BE, respectivamente. O ponto R é ponto médio da diagonal BD e do segmento FG, e o ponto Q pertence à intersecção dos segmentos BD e AE.

A área do triângulo FQR, assinalado na figura, é:


Páginas: 1 2 [3] 4 5 6 7 8