Questões da prova PUC-SP 2018/1

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular PUC-SP 2018/1. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 41:

Nota do Observatório de Sismologia da Universidade de Brasília do dia 21 de setembro de 2017:

“Sismógrafos da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) registraram, na manhã de hoje, às 05:33h (hora local), um sismo de magnitude 3.2 na Escala Richter sentido na região de Mutunópolis, Estrela do Norte e em outras cidades vizinhas. O evento foi localizado entre as cidades de Mutunópolis e Estrela do Norte/GO. Terremotos dessa magnitude são frequentes no Brasil, com ocorrência de cerca de 20 tremores somente em 2017. No local do epicentro desse sismo de hoje, já foram registrados 11 tremores com magnitudes acima de 3.0 desde 8 de outubro de 2010, quando ocorreu o maior tremor de terra já registrado no estado de Goiás (às 15:15h - local), com magnitude 5.0 na Escala Richter sentido inclusive em Brasília e Goiânia, localizadas a mais de 250 km do epicentro. Na área epicentral foram produzidas trincas, rachaduras e queda de telhas (intensidade VI na Escala Mercalli Modificada - MM). Em Brasília, alguns prédios foram evacuados. Este sismo ficou conhecido como sismo de Mara Rosa, por ser a cidade próxima mais importante. (...) Brasília, 21 de setembro de 2017”
(http://intrasis.unb.br/pdf/Nota_EN.pdf, acesso em 30/10/2017).

O trecho acima, retirado do relatório emitido pelo Observatório, permite-nos refletir sobre a ideia amplamente difundida de que não há ocorrência de terremotos no Brasil.

Quanto a esse fato, é CORRETO afirmar que:


Questão 42:

Este já foi o quarto maior lago do mundo, está localizado entre o Cazaquistão e o Uzbequistão e é alimentado pelos rios Amu Darya e Syr Darya, cujas nascentes localizavam-se nas montanhas próximas. Seu nome significa “mar de ilhas” em função das mais de 1500 ilhas que existiam no local. Este lago de água salgada já possuiu 68000 km² de superfície e 1100 km³ de volume de água, mas tem encolhido gradualmente desde os anos 1960. As imagens de satélite mostram as transformações no lago entre 1989 e 2009.

Dentre as alternativas abaixo, assinale aquela que identifica CORRETAMENTE o nome do lago em questão bem como os motivos que levaram à situação mostrada pelas imagens de satélite.


Questão 43:

A palavra atmosfera surgiu da junção de duas palavras gregas Atmós (vapor) e Sphaîra (esfera). É a atmosfera combinada com as dinâmicas da litosfera, hidrosfera e biosfera que permite a existência da vida na Terra. Com relação às características das diferentes camadas que compõem a atmosfera, assinale a alternativa INCORRETA:


Questão 44:

As imagens referem-se a dois momentos da dinâmica dos movimentos migratórios ocorridos no Brasil. Analise a alternativa que corretamente aponta quais são esses momentos.

 


Questão 45:

Abaixo vemos o mapa mundi sob a projeção de Mercator. Esta foi a primeira representação cartográfica que abrangeu todo o globo terrestre como o conhecemos, sendo elaborada na Era Moderna.

A respeito desta projeção, é CORRETO afirmar que:


Questão 46:

Considere os textos abaixo.

“[...] Amúlio expulsa seu irmão e apodera-se do trono. Depois deste crime, cometeu outro: ele extermina todos os filhos varões do irmão e, sob o pretexto de honrar sua sobrinha Réia Sílvia, colocando-a entre as vestais, ele tira toda a esperança de se tornar mãe condenando-a à virgindade perpétua.
Mas acredito que o destino estava encarregado da fundação de uma cidade tão poderosa: era a ele que cabia lançar os alicerces deste vasto império que iguala o dos deuses. [...]”
Tito Livio – História de Roma, livro I, p.10. - Texto traduzido e adaptado de TITO LÍVIO. Historia de Roma desde su fundación. (Ab urbe condita). http://historicodigital.com/download/tito%20livio%20i.pdf, acesso em 07/11/17

“Os romanos foram honrados em quase todas as nações: impuseram as leis da sua hegemonia a muitos povos: hoje, as letras e a história celebram-nos em quase todas as raças. Não têm motivo para queixar-se da justiça do Deus supremo e verdadeiro: eles receberam sua recompensa...; os judeus, que tinham morto Cristo, foram justamente entregues aos romanos, para a glória destes. Aqueles, que pelas suas virtudes, [...] procuraram e obtiveram a glória terrestre deviam vencer aqueles que, com seus enormes vícios, mataram e recusaram o dispensador da verdadeira glória e da Cidade Eterna.”
Santo Agostinho – A Cidade de Deus – Livro V, cap. XVIII, p. 527. - Texto adaptado: http://charlezine.com.br/wp-content/uploads/Cidade-de-Deus-Agostinho.pdf. Acesso em 07/11/17

Os textos foram escritos por cidadãos romanos, em diferentes épocas, e tratam momentos distintos da história de Roma. No entanto, eles concordam que:


Questão 47:

A Reforma Protestante, iniciada em 1517 com Lutero, espalhou-se pela Europa nas décadas seguintes, alimentando revoltas sociais e conflitos políticos. Entre os reformadores, Calvino mostrou-se mais radical em sua crítica ao catolicismo por que:


Questão 48:

O Haiti tornou-se independente da França em 1804, e o Brasil emancipou-se de Portugal em 1822. Comparando os dois processos de independência, é CORRETO afirmar que:


Questão 49:

Considere os fragmentos abaixo.

Assinale a alternativa que situa CORRETAMENTE a criação da Guarda Nacional e as razões de sua permanência até a Primeira República.


Questão 50:

Observe o gráfico e assinale a alternativa que apresenta uma interpretação CORRETA dos dados.

Número de mortes por país durante a Segunda Guerra Mundial

 


Páginas: 1 2 3 4 [5] 6 7 8