Questões da prova UDESC 2010

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UDESC 2010. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 21:

Assinale a alternativa incorreta quanto aos tecidos e aos órgãos derivados dos folhetos embrionários.


Questão 22:

Assinale a alternativa incorreta referente às bactérias.


Questão 23:

Assinale a alternativa correta quanto à evolução das espécies.


Questão 24:

Assinale a alternativa incorreta quanto às características histológicas dos vegetais.


Questão 25:

Tradicionalmente o termo República Velha foi cunhado para identificar o período que vai de 1889 a 1930. Sobre as características deste período e outras questões subjacentes, assinale V (verdadeiro) para as proposições verdadeiras e F (falso) para as falsas.

(  ) Os dois primeiros governos da recém inaugurada República brasileira eram militares.

(  ) Com o novo regime, surgiram divergências tanto no meio militar quanto no civil. No meio civil, as disputas ocorriam, sobretudo, no campo ideológico entre três correntes: liberalismo, jacobinismo e positivismo.

(  ) Pode-se afirmar que os governos do período conhecido como República Velha implementaram medidas sociais de grande alcance, beneficiando a sociedade brasileira como um todo e visando acabar com as desigualdades sociais do país.

(  ) O Brasil da chamada República Velha era um país, sobretudo, rural; a agricultura permanecia como principal atividade econômica.

(  ) Durante o período denominado República Velha, paulistas e mineiros se alternaram na Presidência da República; este revezamento ficou conhecido como “política do café com leite”.

Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.


Questão 26:

Assinale a alternativa correta sobre a expressão “Milagre Econômico”.


Questão 27:

“‘O Brasil é o café e o café é o negro’. Essa frase, comum nos círculos dominantes da primeira metade do século XIX, só em parte é verdadeira. O Brasil não era só café, como não fora só açúcar. Além disto, a produção cafeeira iria prosseguir no futuro, sem o concurso do trabalho escravo. Mas não há dúvida de que nesse período boa parte da expansão do tráfico de escravos se deveu às necessidades da lavoura de café.” (FAUSTO, Boris. História do Brasil. 6 ed. São Paulo: EDUSP, 1998. p. 192.)

Analise as assertivas em relação ao excerto.

I – O café brasileiro se desenvolveu com uso exclusivo da mão de obra do imigrante europeu, nas fazendas em Minas Gerais e São Paulo.

II – O tráfico de escravos sofreu um incremento dada a necessidade de mão de obra para as lavouras de café.

III – A produção de café continuou no Brasil, mesmo com o fim do trabalho escravo. Contudo, faltaram políticas que inserissem o liberto no mercado de trabalho assalariado.

Assinale a alternativa correta.


Questão 28:

Sobre o período que sucede o Estado Novo, até a ocorrência do Golpe Militar (1945 1964), é correto afirmar:


Questão 29:

Assinale a alternativa correta em relação à Revolução Inglesa, conhecida também por Revolução Gloriosa.


Questão 30:

Sobre a pesca da baleia no litoral catarinense, assinale (V) para as afirmações verdadeiras e (F) para as falsas.

(   ) O óleo da baleia era usado na iluminação pública e particular; partes da baleia também eram aproveitadas em curtumes, estaleiros e construções como liga de argamassa.

(   ) A pesca da baleia constitui hoje umas das principais atividades turísticas do litoral catarinense, principalmente nas cidades de Garopaba e Imbituba.

(   ) O afastamento do cetáceo mais para o extremo sul; a substituição do óleo de baleia na iluminação pública e particular pela querosene, a partir do carvão ou do petróleo; e a concorrência com baleeiros norte americanos estão entre os motivos do declínio da pesca para fins comerciais ainda no século XIX.

(   ) O nome “Armação”, que se refere hoje a alguns locais do litoral catarinense, é herança da instalação de unidades produtivas ou simplesmente da realização da pesca da baleia naquele local.

(   ) A pesca da baleia constituiu-se importante atividade econômica no período colonial, a partir do século XVIII, e entrou em declínio no século XIX.

Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.


Páginas: 1 2 [3] 4 5 6 7