Questões da prova UDESC 2010

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UDESC 2010. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 31:

A província de Santa Catarina, após a Lei de Terras, alinha-se à política colonizadora do Brasil Império e passa a receber número expressivo de imigrantes estrangeiros. No século XIX os imigrantes estrangeiros chegavam a Santa Catarina viajando pelo mar, e os portos de desembarque variavam conforme o destino que tomariam em terra. Os três portos mais utilizados à época eram:


Questão 32:

Assinale a alternativa incorreta em relação à ocupação da região do planalto Catarinense, a sua população nativa e aos primeiros moradores brancos a partir do século XVIII.


Questão 33:

A hidrografia catarinense divide-se em duas grandes vertentes. Os rios da Bacia do Sudeste ou Atlântica, que deságuam no mar, e os rios da Bacia do Uruguai. Dentre os rios da Bacia do Uruguai, dois são importantes, pois suas águas engrossam o volume do rio Uruguai, que faz a divisa do Estado com o Rio Grande do Sul.

Assinale a alternativa que contém o nome destes rios.


Questão 34:

O conjunto de serras que compõem o divisor de águas do estado catarinense é:


Questão 35:

O turismo rural está se desenvolvendo bastante, prometendo novas fontes de recursos aos catarinenses.

Assinale a alternativa que contém o nome da região do Estado onde surgiu esta atividade.


Questão 36:

Um feixe de luz de comprimento de onda igual a 600x10-9 m, no vácuo, atravessa um bloco de vidro de índice de refração igual a 1,50. A velocidade e o comprimento de onda da luz no vidro são, respectivamente, iguais a:


Questão 37:

Analise as afirmativas abaixo, relativas à explicação do efeito fotoelétrico, tendo como base o modelo corpuscular da luz.

I – A energia dos fótons da luz incidente é transferida para os elétrons no metal de forma quantizada.

II – A energia cinética máxima dos elétrons emitidos de uma superfície metálica depende apenas da frequência da luz incidente e da função trabalho do metal.

III – Em uma superfície metálica, elétrons devem ser ejetados independentemente da frequência da luz incidente, desde que a intensidade seja alta o suficiente, pois está sendo transferida energia ao metal.

Assinale a alternativa correta.


Questão 38:

Os fornos de micro-ondas usam um gerador do tipo magnetron para produzir micro-ondas em uma frequência de aproximadamente 2,45 GHz (2,45 x 109 Hz). Ondas eletromagnéticas desta frequência são fortemente absorvidas pelas moléculas de água, tornando-as particularmente úteis para aquecer e cozinhar alimentos. Em um experimento em laboratório, deseja-se mover elétrons em órbitas circulares com a frequência de 2,45 GHz, usando um campo magnético.

Assinale a alternativa que representa corretamente o valor do módulo do campo magnético necessário para que isso ocorra.


Questão 39:

A frequência fundamental de um tubo de órgão fechado é igual a 170,0 Hz. O comprimento do tubo fechado e a frequência do terceiro harmônico são, respectivamente:


Questão 40:

Certa quantidade de água é colocada em um tubo em forma de U, aberto nas extremidades. Em um dos ramos do tubo, adiciona-se um líquido de densidade maior que a da água e ambos não se misturam. Assinale a alternativa que representa corretamente a posição dos dois líquidos no tubo após o equilíbrio.


Páginas: 1 2 3 [4] 5 6 7