Questões da prova UDESC 2010

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UDESC 2010. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 51:

O urânio encontrado na natureza é formado por uma mistura de três isótopos. Os mais abundantes são o urânio-238 (238U) com aproximadamente 99,3%; o isótopo 235U com aproximadamente 0,7% e o isótopo 234U nas concentrações traço. O urânio (235U) é utilizado como combustível para reatores e na confecção de bombas nucleares. Desta forma, o 238U é convertido para o isótopo 235U através do processo de enriquecimento.

Assinale a alternativa correta em relação às propriedades de isotopia do urânio.


Questão 52:

A adsorção de íons é um dos fenômenos mais importantes na química do solo, pois é o principal atributo que afeta a concentração da maioria dos minerais na solução do solo. Dentre as propriedades físico-químicas, como eletronegatividade e polaridade, o tamanho do átomo apresenta influência direta na adsorção dos elementos.

K, Ca, Mn, Fe e Zn

Assinale a alternativa correta em relação à sequência dos elementos descritos acima.


Questão 53:

Em 2009 comemorou-se o ano da França no Brasil com várias atividades envolvendo cultura, economia e política dos dois países. Por esta razão, as questões abaixo abordam o espaço geográfico francês.

Analise as proposições sobre os recursos minerais franceses.

I – A França dispõe de reservas de vários minérios, embora em pequena quantidade, destacando-se as de bauxita. Aliás, o minério de alumínio recebeu este nome porque foi descoberto pela primeira vez em 1821, nas proximidades da cidade de Les Baux, na Provença.

II – As usinas hidrelétricas francesas abastecem aproximadamente 25% das necessidades de energia do país. As principais usinas localizam-se nos rios Reno e Ródano.

III – Quanto ao petróleo, a França apresenta uma produção irrelevante e grande parte dele é importada, principalmente dos países do Norte da África, do Oriente Médio e do Mar do Norte.

IV – Utilizando o urânio das jazidas do Maciço Central e da Bretanha, a França mantém uma rede de usinas nucleares voltadas à produção de energia elétrica e possui um dos maiores índices de uso desta fonte energética no mundo todo.

Assinale a alternativa correta.


Questão 54:

Analise as afirmativas abaixo e assinale (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.

(   ) O rio Sena deságua no Canal da Mancha, depois de atravessar a capital francesa.

(   ) Oficialmente a França é um estado laico, mas a maioria da população é católica.

(   ) A França tem a terceira maior população da Europa, perdendo para a Rússia e para o Reino Unido.

(   ) Paris, a capital, é a cidade mais populosa da França.

(   ) Até o século XX a população francesa se concentrava no campo.

Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.


Questão 55:

Assinale a alternativa incorreta em relação às características dos solos que são importantes para a agricultura.


Questão 56:

Analise as proposições:

I – A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) constatou diversos avanços no mercado de trabalho brasileiro em 2008, especialmente nas regiões Norte e Nordeste. De 2007 para 2008, o contingente de trabalhadores cresceu, impulsionado pelo setor da construção civil, que gerou cerca de 900 mil novos postos de trabalho em todo o país.

II – A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), de 2008, confirmou o envelhecimento da população.

III – Segundo a Pnad de 2008, o Norte continua a ter a estrutura etária mais jovem do país.

IV – As regiões Sul e Sudeste apresentaram as estruturas etárias mais envelhecidas na Pnad de 2008.

V – Segundo a Pnad de 2008, houve um aumento dos trabalhadores com carteira assinada entre os anos de 2007 e 2008.

Assinale a alternativa correta.


Questão 57:

Analise as proposições sobre as noções de impacto ambiental.

I – É qualquer alteração das propriedades físicas, químicas ou biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetem a saúde, a segurança e o bem-estar da população.

II – É qualquer alteração no sistema socioeconômico que possa ser atribuída exclusivamente a razões de caráter administrativo para satisfazer as necessidades de um projeto.

III – É uma alteração ambiental que pode ser natural ou induzida pelo homem; inclui um julgamento do valor da significância de um efeito.

IV – É a alteração do meio ambiente que afeta as atividades sociais e econômicas, a biota, as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente e a qualidade dos recursos ambientais.

V – Todas as atividades humanas, sem exceção, geram impacto ambiental direto e/ou indireto.

Assinale a alternativa correta.


Questão 58:

Segundo a classificação do professor Aziz N. Ab’Saber, existem no Brasil seis principais paisagens Naturais e, entre elas, inúmeras faixas de transição. Analise as proposições sobre os domínios morfoclimáticos brasileiros.

I – O Domínio Amazônico contém em sua maior extensão terras baixas. A Floresta Amazônica ou latifoliada equatorial é o elemento que mais marca a paisagem.

II – O Domínio da Caatinga é marcado por solos pouco profundos devido às poucas chuvas e ao predomínio do intemperismo físico.

III – O Domínio das Pradarias é um prolongamento, pelo território brasileiro, dos campos ou das pradarias do Uruguai e da Argentina.

IV – O Domínio do Cerrado possui vegetação semelhante às savanas africanas. Os solos do Cerrado são pobres e ácidos.

V – O Domínio das Araucárias possui solos diversificados. Existem manchas com terra roxa de grande fertilidade natural e solos mais ácidos e pobres em minerais básicos. A planta que marca visualmente a paisagem deste domínio é a Araucária.

Assinale a alternativa correta.


Questão 59:

Assinale a alternativa que contém a descrição correta do processo de conurbação:


Questão 60:

As principais religiões praticadas na Ásia Meridional e no Sudeste são o hinduísmo (dominante na Índia), o islamismo (Paquistão, Bangladesh e Indonésia), o budismo (Indochina e península Malaia) e o catolicismo (Filipinas). O hinduísmo é o grande fator de unidade nacional na Índia, país onde se falam cerca de 17 línguas e 1600 dialetos.

Analise as proposições sobre a Índia.

I – O domínio britânico na Índia trouxe sérias implicações econômicas: desarticulou a indústria artesanal, proibiu o surgimento de fábricas e forçou os indianos a abrirem grandes espaços para as culturas industriais como o algodão, o chá e a juta, agravando o problema de escassez de alimentos.

II – As reações mais fortes à presença britânica, na região, datam do fim do século XIX e cresceram após o fim da Primeira Guerra Mundial, sob a liderança de Mohandas Karamchand Gandhi chamado de Mahatma, que quer dizer “Grande Alma”.

III – A campanha de independência da Índia comandada por Gandhi contra o governo britânico era pacífica; como armas eram utilizadas as greves e o boicote aos produtos britânicos.

IV – A Índia conquistou sua independência após o término da Segunda Guerra Mundial, em 1947.

V – Após a independência da Índia veio à tona o conflito entre hindus e muçulmanos – que já existia e que Gandhi inutilmente tentara resolver. Este conflito resultou na divisão do território indiano em dois países: a Índia (de maioria hindu) e o Paquistão (de maioria muçulmana).

Assinale a alternativa correta.


Páginas: 1 2 3 4 5 [6] 7