Questões da prova UFSC 2019/2

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UFSC 2019/2. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 51:

Santa Catarina é um estado com uma paisagem geográfica diversificada. A figura abaixo mostra a divisão geográfica segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Sobre o estado catarinense e com base nas informações acima, é correto afirmar que:


Questão 52:

Leia os textos abaixo.

Com base nos textos acima e nos conhecimentos a respeito da mineração no Brasil, é correto afirmar que:


Questão 53:

Sobre o BREXIT, a União Europeia e a formação de blocos econômicos, é correto afirmar que:


Questão 54:

Sobre atualidades, é correto afirmar que:


Questão 55:

Sobre o mito da caverna no livro A República, de Platão, é correto afirmar que ele:


Questão 56:

Na obra Meditações Metafísicas, Descartes tece considerações sobre um pedaço de cera. Sobre esse tema, é correto afirmar que:


Questão 57:

A imagem que segue foi publicada com uma reportagem da qual constavam os seguintes trechos:

“Em 1937, já fazia 132 anos que as duas escolas particulares mais célebres da Inglaterra, Eton e Harrow, vinham disputando jogos anuais de críquete, a modalidade de esporte coletivo com bola mais antiga e duradoura do mundo […]”

“Quanto aos próprios alunos [...], cabia-lhes apresentar-se de acordo com a norma de formalidade máxima exigida para a ocasião. Com pequenas variações de estilo [...] os estudantes das duas escolas envergavam a indumentária que em algum momento do século XIX tinha se transformado no uniforme do gentleman inglês: cartola, casaca, colete de seda e bengala [...]”

“Hoje, o traje exigido para o público é descrito como smart casual [esporte fino]. E, se um fotógrafo desejasse recriar a foto […] talvez flagrasse cinco meninos vestidos praticamente da mesma maneira – jeans e camisetas de grife –, produzindo uma impressão superficial de igualdade. Mas esta fotografia mentiria ainda mais que a do passado.”

“Retrato às avessas”, Revista Piauí, Edição 44, maio 2010, Disponível em: https://piaui.folha.uol.com.br/materia/retrato-as-avessas. [Adaptado]. Acesso em: 9 maio 2019.

Considerando a fotografia e os trechos da reportagem, é correto afirmar que:


Questão 58:

O antigo combate ao comunismo parece ter se convertido, na última década, em luta contra a esquerda latino-americana, algumas vezes identificada como chavezcastrismo em uma referência que une Cuba e Venezuela como contraexemplos a serem evitados. Se João Paulo II chegou ao papado no contexto de luta contra o comunismo na Europa, a renúncia de Bento XVI e a eleição de Francisco sugerem que a Igreja Católica considera que o eixo de enfrentamento mudou para a América Latina. Seu inimigo atual seria a “ideologia de gênero” e, ainda que a grande maioria dos governos de esquerda latino-americanos, mesmo aqueles chefiados por mulheres, não tenham aprovado o aborto ou logrado eliminar a desigualdade entre homens e mulheres, foi durante seu exercício – mesmo se não em decorrência deles – que o matrimônio entre pessoas do mesmo sexo foi legalizado.

MISKOLCI, Richard; CAMPANA, Maximiliano. “Ideologia de gênero”: notas para a genealogia de um pânico moral contemporâneo. Revista Sociedade e Estado, v. 32, n. 3, p. 725-747, set./dez. 2017.

Considerando o trecho acima, é correto afirmar que:


Questão 59:

Texto 1

As telecomunicações avançaram de forma vertiginosa e hoje interligam o mundo por meio de satélites, telefones fixos e móveis (celulares), redes de televisão, agências de notícias etc. A Internet, a partir dos anos de 1980 passou a conectar o mundo todo numa rede de computadores. Informações, produtos são vendidos, pessoas entram em contato.

MOREIRA, João Carlos; SENE, Eustáquio de. Geografia para o ensino médio: geografia geral e do Brasil: volume único. São Paulo: Scipione, 2002. p. 279.

Texto 2

Rede mundial de computadores faz 30 anos e Google comemora com Doodle

O engenheiro britânico Tim Berners-Lee inventou o embrião da World Wide Webbpara ajudar cientistas a compartilhar informações

A rede mundial de computadores celebra o aniversário de 30 anos nesta terça-feira (12) e o Google lançou um Doodle para comemorar. A World Wide Web (WWW) foi criada por Tim Berners-Lee em 12 de março de 1989. Naquela data, o engenheiro britânico criava o método pelo qual seria possível obter acesso público à Internet, tecnologia que havia sido desenvolvida nos anos de 1960 por militares dos EUA.

Disponível em: https://www.techtudo.com.br/noticias/2019/03/rede-mundial-de-computadores-faz-30-anos-e-google-comemora-com-dood le.html. Acesso em: 8 maio 2019.

A Revolução Técnico-Científico-Informacional, desde o seu início, proporcionou mudanças profundas na realidade contemporânea. Considerando os avanços científicos e tecnológicos ao longo da história, geradores das mudanças nos meios de comunicação e informação, é correto afirmar que:


Questão 60:

[...] embora (Durkheim) esteja correto ao afirmar que os projetos socialistas compartilham da intenção de submeter as atividades econômicas ao controle da sociedade como um todo, ele deixa de lado as razões normativas subjacentes a essa intenção. Os primeiros socialistas exigiam que a esfera econômica fosse submetida às diretivas sociais [...] não só para assegurar uma distribuição mais justa de recursos por meio de uma nova ordem econômica, mas também para assegurar que a produção servisse o propósito moral de retirar da liberdade proclamada pela Revolução Francesa seu caráter meramente privado e egoísta. Ao invés disso, a liberdade deveria ser entendida como uma forma de cooperação livre, para se ajustar, assim, à promessa revolucionária da fraternidade. Visto dessa perspectiva, o movimento socialista tem se baseado numa crítica imanente da ordem capitalista moderna; ele aceita as bases normativas dessa ordem – liberdade, igualdade e fraternidade – mas argumenta que esses valores só são compatíveis entre si se a liberdade for interpretada de maneira menos individualista e mais intersubjetiva.

HONNETH, Axel. The idea of socialis. Cambridge: Polity Press, 2017, p. 13.

Com base no texto acima, é correto afirmar que:


Páginas: 1 2 3 4 5 [6] 7 8